Fechar

A Contexto democratiza (ainda mais) o saber | Jaime Pinsky

Ao profissional de História cabe um papel fundamental na sociedade contemporânea: é ele, juntamente com os livros, o principal responsável pela conexão entre o saber produzido e os estudantes. Sim, ao longo dos tempos, diferentes sociedades têm produzido cultura e ciência. Nos dias de hoje, com o processo de globalização, cultura e ciência deixaram de ter endereço e nacionalidade.

Qualquer de nós pode se emocionar ao apreciar uma pintura de Leonardo da Vinci, um italiano do Renascimento, assim como com a música de Beethoven, um alemão moderno. Nós ainda pensamos com categorias teóricas percebidas por Aristóteles, um ateniense de 2500 anos e nos beneficiamos de celulares desenvolvidos no Vale do Silício no século XXI.

É verdade que a filosofia grega não foi uma invenção de Aristóteles, mas nunca o mundo foi tão pequeno e (querendo ou não) tão solidário como nos dias de hoje, em que um automóvel montado no Brasil ou um computador construído na Coreia contêm componentes de dezenas de países em diferentes continentes.

Isso tudo nos remete à necessidade de um professor de História necessariamente bem informado, capaz de estabelecer uma conexão entre o patrimônio cultural da Humanidade e a cultura de seus alunos.

Com a experiência adquirida em mais de trinta anos, a Editora Contexto sentiu-se não só no direito, mas na obrigação de criar um novo braço para fazer frente aos desafios que o mundo está nos propondo.

Vamos manter e ampliar nossa produção de livros, tanto no suporte papel quanto em versão eletrônica, é claro, uma vez que os livros continuam sendo referência, repositório de saber.

Mas vamos abrir um novo flanco de nosso projeto intelectual, que se baseia na promoção da circulação do saber. Por meio do Instituto Contexto, e com autores da nossa Editora (afinal, congregamos um grupo de mais de 1.200 intelectuais do mais alto nível), vamos desenvolver cursos e outras atividades online para que estudantes e profissionais do Brasil todo possam se conectar, em suas próprias casas, aos grandes especialistas que temos!

Não se trata de simples lives, ou de palestras isoladas, mas de cursos cuidadosamente preparados, profissionalmente organizados, destinados a democratizar o saber. Todos poderão ter acesso a professores que, até agora, só conheciam por livros ou por palestras avulsas.

A democratização do saber é um passo fundamental para a democratização da sociedade. Criada em 1987, em plena abertura política, a Editora Contexto sente-se orgulhosa de dar mais esse passo. E queremos, mais uma vez, caminhar junto com você.


Jaime Pinsky é historiador e editor. Completou sua pós-graduação na USP, onde também obteve os títulos de doutor e livre-docente. Foi professor na Unesp, na própria USP e na Unicamp, onde foi efetivado como professor adjunto e professor titular. Participa de congressos, profere palestras e desenvolve cursos. Atuou nos EUA, no México, em Porto Rico, em Cuba, na França, em Israel, e nas principais instituições universitárias brasileiras, do Acre ao Rio Grande do Sul. Criou e dirigiu as revistas de Ciências Sociais, Debate & Crítica e Contexto. Escreve regularmente no Correio Braziliense e, eventualmente, em outros jornais e revistas.