Fechar
Coleção História do Português Brasileiro

Coleção História do Português Brasileiro

A coleção História do Português Brasileiro é o resultado de vinte anos de pesquisas realizadas pelos mais importantes linguistas de nosso país, associados ao Projeto para a História do Português Brasileiro. Com esta coleção, nossa língua passa a ser amplamente historiada em seus sistemas gramatical, lexical, semântico e textual, estudados a partir de dados constantes de um amplo corpus diacrônico, editado com rigor filológico.

Coleção História do Português Brasileiro

Esta obra inaugura a série História do Português Brasileiro. Neste livro, o leitor conhecerá os caminhos teóricos percorridos e a ampla investigação realizada pelo grupo de pesquisadores reunidos em prol desse projeto que alargou consideravelmente os horizontes da Linguística Histórica no Brasil. Este primeiro volume apresenta uma revisão dos diferentes momentos da Linguística Histórica, uma detalhada retrospectiva dos estudos sobre a origem e a história da língua portuguesa e uma reconstituição do processo histórico de desenvolvimento de uma terminologia de referência ao português brasileiro.


Coleção História do Português Brasileiro

O presente volume dedica-se à sistematização do corpus diacrônico utilizado pelo projeto para a História do Português Brasileiro. Esse corpus serviu e serve de base para estudos científicos sobre objetos sintáticos, morfológicos, fonéticos e discursivos da nossa língua. Tendo em vista a perspectiva histórico-diacrônica, os autores reunidos nesta obra, oriundos das diversas equipes regionais que se dedicam ao projeto, arrolam como e sob quais critérios identificaram e editaram os documentos de interesse para o empreendimento de historiar do ponto de vista linguístico o português brasileiro. Mais do que simplesmente descrever um corpus específico, os autores esclarecem como construir corpora históricos, contribuindo para a preparação de novos pesquisadores. Assim, o livro volta-se a estudantes e professores de Letras que trabalham ou que desejam trabalhar com pesquisa em corpus diacrônico.


Coleção História do Português Brasileiro

Neste volume, pesquisadores de diferentes universidades do país, renomados na área de descrição e análise fonológica da nossa língua, trazem suas contribuições para o projeto, tratando da mudança fônica na história do português brasileiro. Após enfrentar o desafio de investigar aspectos fonológicos a partir de textos manuscritos de séculos passados, eles realizam de forma bem-sucedida um traçado diacrônico do aspecto fônico de nossa língua, depreendendo da escrita processos que se manifestam na fala. As questões linguísticas abordadas nesta obra são pertinentes, atuais e ilustram possibilidades e alternativas de análises teóricas da Fonologia moderna.


Coleção História do Português Brasileiro

Este volume, intitulado Mudança sintática das classes de palavra: perspectiva funcionalista, reúne cinco capítulos sobre aspectos relevantes de mudança linguística em pronomes, verbos, advérbios e preposições.
Os autores resgatam da tradição gramatical diversas descrições para permitir entender, de maneira integrada, sob uma perspectiva funcionalista, os pronomes de 2ª pessoa do singular, a relação entre preposições e advérbios como um caso de heterossemia; a mudança por que passaram algumas preposições no português brasileiro; e a participação das preposições e dos advérbios na formação de verbos e mudanças em curso.
Trazendo hipóteses que iluminam nosso passado linguístico, esta obra é um ponto de partida e um estímulo para que novos estudos históricos sobre a diacronia do português brasileiro sejam desenvolvidos. 


Coleção História do Português Brasileiro

Este volume traz o resultado de pesquisas de anos sobre a mudança sintática de construções do português brasileiro, elaboradas sob uma perspectiva funcionalista. Elas se concentram nos seguintes polos: Semântica de Frames, um projeto de pesquisa sobre Semântica empírica; e a abordagem multissistêmica da mudança linguística – que encara a língua como uma entidade multilinear, com os processos de gramaticalização, lexicalização, semanticização e discursivização operando simultaneamente. A partir desse viés teórico são analisados os fenômenos de coordenação, subordinação substantiva e adjetiva, as orações de tempo, causa e condição, as orações de gerúndio, e a concordância na nossa língua. O leitor encontrará nesta obra, assim, novas formas de se estudar a sintaxe de uma língua natural em diacronia.


Coleção História do Português Brasileiro

Os capítulos que compõem este volume dedicam-se a estudos de mudança sintática em fenômenos linguísticos do português brasileiro, dentro da perspectiva gerativa da Teoria dos Princípios e Parâmetros. Esses estudos, baseando-se em corpus de textos produzidos em várias regiões do Brasil nos séculos XIX e XX, analisam diacronicamente o sujeito nulo, sentenças possessivas e existenciais, a sintaxe dos pronomes pessoais clíticos, o objeto nulo, o objeto indireto, a ordem do sujeito em construções declarativas, construções com “se” e estruturas de focalização. Este livro expressa, assim, a consolidação de um paradigma de pesquisa da Sintaxe Diacrônica e se constitui numa obra de referência ao apresentar grandes avanços na área e apontar, ao mesmo tempo, caminhos a serem seguidos pelos estudiosos daqui em diante.


Não esquecendo dos volumes:

História do Português Brasileiro – Vol VII
História do Português Brasileiro – Vol VIII
História do Português Brasileiro – Vol IX