Fechar

7 de Dezembro (1941) | Ataque japonês a Pearl Harbor

No domingo, 7 de dezembro de 1941, às 8h da manhã, a base aeronaval de Pearl Harbor, próxima de Honolulu, capital do Havaí (EUA), sofre dois ataques aéreos sucessivos da aviação embarcada japonesa. Essa agressão surpresa foi preparada pelo almirante Yamamoto meses antes. Os 6 porta-aviões (com um total de 423 máquinas), os 2 encouraçados e as embarcações de escolta são comandados pelo almirante Nagumo. Vindo de Etoforu (Ilhas Curilas), a frota japonesa evita as rotas de comércio e se aproxima do Havaí pelo norte, sem ser detectada.

O comando americano, dividido entre o almirante Kimmel e o general Short, recebeu vários alertas, mas não imaginou esse tipo de ataque. O último indício, uma mensagem significativa relacionada às negociações ocorridas em Washington por dois emissários japoneses, traduzida, interpretada e retransmitida a Pearl Harbor com tal atraso, chega quando o ataque já começou. O alvo dos japoneses diz respeito, principalmente, à frota do Pacífico (8 encouraçados e 3 porta-aviões) e aos recursos aéreos baseados na ilha de Oahu. Em menos de duas horas, os encouraçados presentes são neutralizados (dois deles são definitivamente perdidos, o Arizona e Oklahoma); as instalações portuárias, os alojamentos e as pistas de voo são gravemente danificados, salvo apenas os reservatórios de combustível que os japoneses negligenciaram.

A aviação instalada em terra e a aeronaval perderam 159 máquinas. As vítimas americanas totalizam 2.117 marinheiros, 218 soldados e aviadores e 68 civis. Os japoneses perderam 29 aviões. Além disso, 5 submarinos de bolso que deveriam aumentar a confusão desapareceram.

O “dia da infâmia”, seguindo a expressão do então presidente F. D. Roosevelt diante do Congresso, cujo objetivo era constatar o estado de guerra entre os Estados Unidos e o Japão, permaneceu marcado nas memórias americanas. Ele justificará o ódio contra os japoneses ao longo da guerra e explicará ainda a total aprovação, em 1945, do uso da bomba atômica contra o Japão. No momento, a defesa naval americana apenas conta com os 3 porta-aviões. No momento, a defesa naval americana apenas conta com os 3 porta-aviões (Lexington, Saratoga e Enterprise) que, por um feliz acaso de circunstância, não haviam aterrissado no porto durante o final de semana. A repercussão de Pearl Harbor no mundo é considerável.

EM TEMPO:

Assista aos vídeos sobre Pearl Harbor.

(Caso o vídeo não apareça, veja diretamente no Youtube)

(Caso o vídeo não apareça, veja diretamente no Youtube)


Philippe Masson: professor universitário, historiador, doutor em letras e especialista em conflitos do século XX, publicou inúmeras obras, dentre as quais La Marine Française et la Guerre: 1939-1945, histoire de l’armée allemande, de la mer et de sa stratégie e le drame du Titanic.