A estação Mir pertenceu à terceira geração de estações espaciais russas, a primeira habitada de forma permanente.
Nas primeiras não existiam muitas possibilidades para reequipagem ou reabastecimento, por isso estavam condenadas a reentrar na atmosfera após um curto período de operação. A Mir, porém, foi um complexo de diferentes módulos montados no espaço e que podiam se reagrupar em configurações diversas.
O primeiro módulo foi lançado foi lançado pela União Soviética no dia 20 de fevereiro de 1986. A Estação Espacial Internacional (ISS), projeto de ponta da astronáutica norte-americana, tem muito das características tecnológicas dessa extraordinária estação.
O nome da estação significa em russo “paz” e, também, “mundo”. A Mir foi projetada para operar com seis módulos. Um foi destinado para a ocupação dos astronautas e outro para o abastecimento da espaçonave. Os outros quatro foram projetados para as pesquisas biocientíficas e astronáuticas.
Em 15 anos, 27 missões internacionais estiveram a bordo da Mir, levando astronautas e cosmonautas de 20 diferentes nações à estação espacial. A última missão internacional deixou a estação em 1999 e dois anos depois a Mir foi destruída pela agência espacial russa.
Fatos marcantes na história da Mir
- Fev/1986: a então União Soviética anuncia o lançamento da estação espacial Mir, cujo nome significa paz (ou ainda mundo), em russo.
- Mar/1986: a Mir recebe sua primeira tripulação, os cosmonautas Leonid Kizim e Vladimir Soloviev.
- Dez/1988: o francês Jean-Loup Chrétien é o primeiro estrangeiro na estação.
- Dez/1991: o jornalista japonês Toyohiro Akiyama transmite ao vivo da Mir para um canal de TV de Tóquio.
- Dez/1991: O cosmonauta Valeri Polyakov completa 438 dias na Mir, enquanto na Terra a União Soviética colapsa.
- Mar/1995: Norman Thagard, o primeiro astronauta americano, chega à Mir junto à tripulação que irá render Polyakov.
- Fev/1997: uma vela de lítio, usada para gerar oxigênio, dá início a um incêndio a bordo. A tripulação consegue controlar o fogo e evitar uma catástrofe.
- Jun/1997: durante uma operação de atracação, uma nave de carga Progress se choca com o Módulo Spektr, abrindo um rombo na fuselagem. A tripulação isola o módulo evitando que todo o ar escape da Mir.
- Jul/1998: A agência espacial russa anuncia que vai desativar a Mir.
- Ago/1999: a 27ª tripulação permanente (dois russos e um francês) abandona a Mir.
- Jan/2000: a empresa privada MirCorp anuncia uma campanha de arrecadação de fundos para arrendar a estação espacial e transformá-la no primeiro hotel espacial.
- Abr/2000: dois cosmonautas são enviados pela MirCorp para manter a estação operacional.
- Nov/2000: A agência espacial russa, alegando que a MirCorp não cumpriu o combinado, anuncia que a estação será destruída em fevereiro.
- Jan/2001: a destruição da Mir é adiada para março.
- Mar/2001: Moscovitas protestam contra o fim da estação. A Mir queima na atmosfera na madrugada do dia 23. É o fim de uma era na astronáutica.
Fonte: http://www.zenite.nu/mir/