Fechar

21 de Fevereiro | Dia Nacional do Imigrante Italiano

A lei nº 11.687, de 2 de junho de 2008, instituiu oficialmente o Dia Nacional do Imigrante Italiano no calendário de todo o território brasileiro. A escolha do dia 21 de fevereiro é uma homenagem à expedição de Pietro Tabacchi ao Espírito Santo, em 1874. Este evento ficou marcado como o início do processo de migração em massa dos italianos para o Brasil.


Os “Oriundi”, imigrantes que por aqui chegaram a partir de 1874 deram origem a uma enorme colônia italiana, a maior do mundo com mais de 30 milhões de descendentes espalhados, em particular modo, nas regiões Sudeste e Sul do Brasil.

Por aqui chegaram, se estabeleceram, trabalharam e, graças a perseverança, dedicação e muito sofrimento conquistaram o que a Itália naquele momento não poderia dar: perspectiva de futuro.

Os italianos que decidiram abandonar suas terras em busca de novos horizontes desconhecidos eram em sua maioria de origem humilde principalmente de regiões rurais e fugiam de graves problemas sócio-econômicos. Em terras “tupiniquins” após a abolição da escravidão em 1888 encontraram oportunidades de trabalho, sobretudo nos cafezais dos estados do Sudeste. Uma química que deu certo: Brasil precisando de mão de obra e por outro lado imigrantes em busca de oportunidades.

Alguns italianos chegaram ao Brasil dispostos a criar pequenas empresas e prosperar no “Novo Mundo”. Vendiam o que tinham na Itália e investiam no Brasil em áreas como a agricultura, comércio, prestação de serviços e indústria. Um dos maiores empresários Italianos foi Francesco Matarazzo que após sua chegada em 1881 conseguiu construir um verdadeiro império industrial com mais de 200 fábricas e que juntas compunham o conglomerado Industrias Reunidas Fábricas Matarazzo, empregando mais de 30 mil pessoas e assim marcar o sobrenome Matarazzo na história do Brasil.

Fonte: VaPensiero