Fechar

Utopias latino-americanas | Lançamento e ciclo de debates

O livro Utopias latino-americanas: política, sociedade, cultura é um presente com que nos brinda sua idealizadora, Maria Ligia Prado. Ao completar 80 anos, ela, pioneira e mestra maior de todos que trabalham com a História da América Latina no Brasil, é quem mereceria ser presenteada, mas, seguindo sua habitual generosidade, decide ser esta a melhor maneira de ser homenageada.

Responsável pela formação de algumas gerações de estudiosos e pesquisadores da América Latina espalhados pelas universidades mais importantes do país e do continente americano, Maria Ligia Prado reúne nesta obra trabalhos da maior parte de seus muitos ex-orientandos, parceiros e amigos de jornada intelectual. Ao longo do livro, o leitor se depara com grande variedade de temas e temporalidades em torno de questões essenciais sobre a América Latina. Seus 22 artigos refletem a potência da historiografia latino-americana atual e também os frutos do longo, inovador e consistente trabalho de Maria Ligia Prado, que sempre buscou colocar em diálogo a história política, a história da cultura, a história das ideias, a história das mulheres e das relações de gênero e a história comparada.

Maria Elisa Noronha de Sá
Departamento de História da PUC-Rio

Para contemplar um projeto tão ambicioso, a Contexto, em parceria com os autores, oferecerá o Ciclo de Debates Utopias Latino-Americanas.

Serão seis lives abordando alguns dos principais eixos temáticos da obra e, claro, a América Latina.  Marcando o lançamento do livro, o primeiro encontro será já no dia 26 com a professora Maria Ligia Prado. As lives serão conduzidas pela jornalista e coautora Sylvia Colombo (Folha de S. Paulo) e pelo historiador e coautor Valdir Santos (IFSP). As transmissões serão feitas pelo Youtube e Facebook da Editora Contexto, sempre às 19h.