Fechar

Filmagem do centro de espionagem da Segunda Guerra é descoberta.

O vídeo mudo incrivelmente raro tem 11 minutos e mostra o funcionário do Bletchley Park de folga.

Filmagem do centro de espionagem da Segunda Guerra é descoberta
Trecho do vídeo que mostra um dos funcionários do MI6 – Divulgação/Bletchley Park

De acordo com informações da CNN, uma rara filmagem da instalação militar secreta Bletchley Park, na Inglaterra, foi descoberta. O centro de espionagem atuou principalmente na Segunda Guerra, sendo responsável por decifrar códigos alemães durante o período do nazismo.

Acredita-se que o vídeo mudo de 11 minutos seja uma compilação de imagens dos funcionários do local. Elas haviam sido gravadas nas instalações de Whaddon Hall e Whaddon Chase, onde estavam de folga.

A gravação mostra membros do MI6 realizando atividades comuns, como caçar raposas, jogar uma partida de críquete e outra de futebol. “Não sabemos quem filmou e as imagens não revelam segredos de Estado ou pistas sobre o trabalho que as pessoas estão fazendo”, explicou David Kenyon, historiador do Bletchley Park.

Ainda assim, Kenyon considera a descoberta essencial para entender a história da mansão que abrigou o Government Code and Cypher School do governo britânico. “Ele não apenas mostra o local e as pessoas em tempo de guerra, mas é a primeira parte do filme que conhecemos que mostra qualquer atividade associada ao Bletchley Park”, afirmou o pesquisador.

Confira um trecho do vídeo.


Fonte: Aventuras na História