Fechar

Uma gota de sangue: história do pensamento racial – Demétrio Magnoli

A Editora Contexto apresenta uma fascinante e polêmica obra, escrita por Demétrio Magnoli – mesmo organizador de História das guerras e de História da paz: Uma gota de sangue.

Trata-se de uma dessas obras ambiciosas, raras no Brasil, que partem de um esforço de pesquisa histórica monumental para elucidar um tema da atualidade.” [leia mais]
Revista Veja

“(…) o livro mergulha fundo nas origens do racismo e seus desdobramentos nos tempos atuais.” [leia mais]
O Estado de S. Paulo

‘Uma gota de sangue’ projeta uma luz sobre um longo entrelaçamento de pensadores, políticos, militantes de movimentos negros os quais, pelo menos desde o século XVII, ajudaram a destilar a ideologia racista.” [leia mais]
O Globo

Para saber mais sobre a obra, basta clicar na capa abaixo:

CAPA GOTA DE SANGUE_WEB Há 100 mil anos, poucas dezenas de seres humanos saíram da África. Seus descendentes, adaptando-se aos diferentes climas, desenvolveram inúmeras tonalidades de cor da pele.
Um dia, alguns voltaram. Primeiro, como comerciantes, adquiriram cativos escravizados pelos próprios conterrâneos. Depois, como conquistadores, impuseram o poder de suas nações sobre a África, alegando que os primos que ficaram faziam parte de uma raça distinta.
A curiosa ideia pegou. Sobreviveu à proclamação dos direitos humanos e à razão científica, difundindo-se no mundo da política. Pessoas de prestígio de todas as cores (até negros!) fingiram acreditar nela – e começaram a passar-se por líderes raciais. Hoje, a pretexto de fazer o bem, traçam-se fronteiras sociais intransponíveis, delineadas com as tintas de uma memória fabricada.
Este livro conta a história de um engano de 200 anos: o tempo da invenção, desinvenção e reinvenção do mito da raça. O nosso tempo.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.