Fechar

Três perguntas para… Milton Leite

Milton LeiteUm dos mais celebrados narradores esportivos da atualidade, Milton Leite será o responsável pela mediação do debate 25 anos – O Contexto Jornalístico, que acontece na próxima segunda-feira, dia 2, no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura (Conjunto Nacional-SP). Jornalista profissional desde 1978, Milton Leite atuou em rádios e jornais de Jundiaí no início da carreira, antes de transferir-se para São Paulo, onde trabalhou nos periódicos O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde. Foi apresentador de programa de variedades na Rádio Jovem Pan AM e diretor de redação da Rádio Eldorado AM. Como narrador esportivo, atuou durante 10 anos na ESPN-Brasil e desde 2005 é contratado do Sportv/TV Globo. Esteve nas Copas do Mundo de 1998 e 2006 e nas Olimpíadas de 2000, 2004 e 2008. O jornalista, que publicou pela Contexto os livros As melhores seleções brasileiras de todos os tempos e Os 11 maiores centroavantes do futebol brasileiro, conversou com a gente:

 

1) Como que as transformações por que passou o Jornalismo nos últimos 25 anos afetaram a cobertura esportiva?

A cobertura ganhou muito mais agilidade, graças às tecnologias digitais. Hoje, por exemplo, o repórter pode entrar ao vivo, com qualidade bem aceitável, de qualquer ponto do planeta, apenas tendo um laptop e acesso à Internet. Antigamente, isso demandava muito equipamento, sinal de satélite e um custo muito elevado. Este é só um exemplo.

 

2) Especialmente no caso do futebol, ferramentas como e-mail e Twitter provocaram um aumento na interação com o público? De que forma isso afeta o trabalho do narrador esportivo?

Minha sensação é que a interação aumentou, mas ainda não se explora esse meio de maneira eficiente. Essa interação de mídias é feita, em minha opinião, de maneira intuitiva, sem um rumo muito definido e de maneira tímida.

 

3) Você é autor de livros muito bem sucedidos que têm como tema o futebol. Surpreende você o interesse do público por tais obras?

Não chega a ser uma surpresa, pelo interesse que o futebol desperta no brasileiro. Em minha opinião existem dois aspectos notáveis nesse tema: o primeiro é o interesse que as editoras passaram a ter pela área, principalmente a Contexto, com uma série de publicações sobre futebol. E o segundo é o fato de o crescimento da economia ter colocado mais dinheiro no bolso dos brasileiros e eles tenham tido a iniciativa de gastar um pouco disso com livros. 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.