Fechar
ler-livro
ler-livro

Sua meta é ler mais em 2019? Cinco dicas podem te ajudar a chegar lá!

por KANUCHA BARBOSA

Depois de perceber que lia muito menos do que gostaria, a jornalista e relações públicas Kanucha Barbosa decidiu tomar uma atitude para mudar a situação. Para isso se dedicou mais aos livros e criou a página Projeto Sofia no Instagram, onde compartilha dicas de leitura e inspirações voltadas ao universo das obras. Aqui ela dá dicas para quem vive a mesma situação e quer tirar a meta de ler mais do papel no ano novo.

1. Tenha sempre um livro ou Kindle por perto 
Parece simples, mas foi a dica que mais me ajudou neste ano. A maioria do tempo que ficamos parados no trânsito, dentro do ônibus, metrô ou táxi acaba sendo tomado pelo celular e isso é compreensível, já que muitas vezes estamos cansados e com preguiça até de pensar. Mas, acredite, é tudo uma questão de hábito. Além de ler no trânsito (é bom dizer que eu não dirijo), aproveito para colocar a leitura em dia em salas de espera – seja no médico, terapeuta, dentista, salão de beleza ou no banco.

2- Encare a leitura como um ritual de autocuidado
Quando eu realmente consigo me concentrar em uma leitura, sinto que entro num estado de paz, meus pensamentos desaceleram, minha mente fica mais tranquila. Nos dias em que chego em casa muito estressada e ansiosa, tomo um banho, coloco uma roupa confortável, acendo uma vela com cheirinho bom, faço um chá (ou uma bebida gelada agora no verão) e, às vezes, coloco até uma playlist de música clássica. Tudo isso para criar um cenário perfeito para a leitura. Neste caso, prefiro não ler na cama, porque, dependendo do meu cansaço, tudo isso pode dar sono. Tenho uma poltrona na sala com uma mesinha de canto especialmente para isso. Caso você não tenha, vale até juntar umas almofadas no chão.

3- Use um sistema de metas e controle de leituras
Umas das minhas maiores descobertas de 2018 foi o site Goodreads. Algumas amigas adeptas falavam muito sobre a ferramenta, mas confesso que eu tinha a maior preguiça de usá-la. Depois que finalmente dei uma chance, engatei. Lá, você pode fazer uma lista dos livros que já leu, dos que pretende ler e dos que está lendo atualmente. Sobre os livros lidos, você ainda consegue fazer anotações sobre cada obra e, a partir do seu histórico, o site te dá recomendações. Além disso, ele oferece um sistema de metas: a minha de 2018 foi de 10 livros no ano. Se você realmente não quiser abrir mais uma conta em um site, pode fazer uma lista de títulos no bloco de notas do seu celular e, sempre que alguém te der uma dica interessante, anote o nome para pesquisar depois e ver se gosta.

4- Crie um clube do livro com seus amigos
Essa não é uma missão fácil. Na verdade, já tive algumas tentativas frustradas de iniciar clubes do livro. Talvez porque, em uma destas vezes, por exemplo, o livro que escolhemos foi “Moby Dick”, do Herman Melville, que é um calhamaço bem difícil de ler. A dica aqui é tentar dar passos tímidos: estipular um prazo mais “longo”, dois ou três meses, escolher uma obra fácil e fininha, e reunir menos participantes. O número de encontros também pode ser baixo: um por mês ou apenas um para quando todas acabarem a leitura. Se é difícil juntar a turma toda para jantar ou drinks durante a semana, imagina para falar sobre livros. Além disso, a tecnologia pode ajudar bastante: vocês podem fazer um grupo de e-mails, um grupo fechado no Facebook ou no WhatsApp – mas sempre prestando atenção para falar somente até a página que todo mundo já leu.

5- Separe um tempo para visitar sebos, bibliotecas e livrarias 
Nesta vida, existe um prazer que muitos já colocam em prática, alguns vão relembrar e outros ainda vão descobrir: passar horas e horas em uma boa livraria. Na época da faculdade, eu tinha uma amiga que falava: “Quando eu morrer, quero ir para a Livraria Cultura do Conjunto Nacional”, comparando a loja enorme da rede, que fica na Avenida Paulista, ao céu. Na próxima vez que for a uma livraria ou a uma biblioteca, ande por todos os corredores, faça uma pilha de exemplares que te trazem um bom sentimento, ache um canto e tente ler as primeiras páginas para ver se gosta. Se for possível, deixe o celular no modo avião. Tenho certeza de que você vai sair de lá com um bom livro na mão.