Fechar
Xô, dúvida!
Xô, dúvida!

Redação: 15 lembretes | Dad Squarisi

Um grupo de estudantes visitou o blogue. Conversamos sobre redação. Eles, que vão fazer o Enem, pediram 15 dicas pra lá de importantes. Visitante não pede. Manda. Eis 15 lembretes:

  1. Redigir é habilidade como nadar, digitar, jogar futebol, vôlei ou games. Exige treino. Treine. Escreva muito e sempre.

  2. Escreva sobre qualquer coisa — novela, futebol, eleições.

  3. O hábito de redigir se conquista com garra e perseverança.

  4. Escreva livremente. Corrija depois.

  5. Vá logo ao ponto. Não encha linguiça.

  6. Comece com uma frase atraente que estimule a vontade de avançar até o fim. Termine com um fecho marcante. A última impressão é a que fica.

  7. O dicionário é o reino das palavras. Consulte-o.

  8. Erros gramaticais comprometem a imagem e roubam pontos.

  9. Dê ao texto um toque humano. Você se dirige a pessoas de carne e osso.

  10. Prefira palavras curtas e simples. Simplicidade impressiona mais que erudição forçada.

  11. Na dúvida, use ponto.

12.Frases curtas são fáceis de entender e você acerta na pontuação, conjunções e correlação verbal.

  1. Seja natural. Imagine que o leitor esteja à sua frente batendo papo.

  2. Surpreenda. Fuja dos chavões e das frases feitas.

  3. Não queira ser um escritor genial.

Fonte: Blog da Dad


Dad Squarisi transita com desenvoltura pelo universo da língua. É editora de Opinião do Correio Braziliense, comentarista da TV Brasília, blogueira, articulista e escritora. Assina as colunas Dicas de Português e Diquinhas de Português, publicadas por jornais de norte a sul do país; Com Todas as Letras, na revista Agitação, e Língua Afiada, na Revista do Ministério Público de Pernambuco. Formada em Letras, com especialização em Linguística e mestrado em Teoria da Literatura, concentra o interesse, sobretudo, na redação profissional – o jeitinho de dizer de cada especialidade, cada grupo, cada mídia. Mas é tudo português. A experiência como professora do Instituto Rio Branco, consultora legislativa do Senado Federal e jornalista do Correio Braziliense iluminou o caminho dos livros Dicas da Dad – Português com humor, Mais dicas da Dad – Português com humor, A arte de escrever bem, Escrever melhor (com Arlete Salvador), Redação para concursos e vestibulares (com Célia Curto), Como escrever na internet, 1001 dicas de português – manual descomplicado, Sete pecados da língua, publicados pela Contexto, além de Superdicas de ortografia, Manual de redação e estilo para mídias convergentes, dos Diários Associados, e de livros infantis – de mitologia e fábulas.