Fechar

Raça pura: uma história da eugenia no Brasil e no mundo

raça_pura_eugeniaPurificar a raça. Aperfeiçoar o homem. Evoluir a cada geração. Se superar. Ser saudável. Ser belo. Ser forte. Todas as afirmativas anteriores estão contidas na concepção de eugenia. Para ser o melhor, o mais apto, o mais adaptado é necessário competir e derrotar o mais fraco pela concorrência. Luta de raças. Para a política, luta de classes.

No mundo moderno temos o dever de ser belos, magros, ter cabelos lisos e parecer “naturais” diante do espelho, de nós mesmos, diante dos outros. E, para conquistar mais saúde, juventude e beleza, os caminhos científicos e industriais não cessam de se multiplicar.

O Brasil atualmente é o segundo país no mundo em número de cirurgias plásticas, só perde para os Estados Unidos. Homens e mulheres em busca da perfeição corporal são cortados, costurados, espetados por agulhas, queimados por raios laser, besuntados e massageados com cremes. No entanto, essa busca por se construir o “super-homem” e perseguir uma suposta perfeição já levou diversas nações a atitudes extremadas. Assim, evoluir a cada geração, se superar, ser saudável, ser belo, ser forte.

A democratização da beleza, para alguns; ou a vulgarização dos corpos, para outros; todas essas afirmativas estão contidas na concepção de eugenia. Com status de disciplina científica, a eugenia pretendeu implantar um método de seleção humana baseado em premissas biológicas. E isso através da ciência que sempre se dizia neutra e analítica.

Em Raça pura: uma história da eugenia no Brasil e no mundo, Pietra Diwan – experiente historiadora e pesquisadora do tema – abre a “caixa preta” da eugenia e desata os nós da rede de relações que compõe a empreitada, seus adeptos, incentivadores e financiadores. Leitura agradável e estimulante, este livro revelador é de grande valia para historiadores, sociólogos, jornalistas e demais interessados.

Veja abaixo a entrevista da autora – Pietra Diwan – no Programa do Jô, dia 24 de outubro de 2007.

Parte 1

 

 

Parte 2

3 thoughts on “Raça pura: uma história da eugenia no Brasil e no mundo

  1. Necessito do e-mail da porfessora Pietra, pois preciso da dissertação de mestrado dela. A Puc SP não disponibilizou em seu banco digital.

  2. sou estudante de educação fisica e estou realizando o meu trabalho de conclusao de curso (monografia) relacionando a ed. fisica com a EUGENIA e o trabalho da Pietra Diwan tem me auxiliado muito.
    ela esta de parabens pela visao futurista de um passado que querem esconder, mas que se apresenta a cada nova descoberta da ciencia.
    gostaria de entrar em contato com ela, peço a ajuda de vcs.
    obrigado
    Mauricio josé

  3. sou estudante de educação fisica e estou realizando o meu trabalho de conclusao de curso (monografia) relacionando a ed. fisica com a EUGENIA e o trabalho da Pietra Diwan tem me auxiliado muito.
    ela esta de parabens pela visao futurista de um passado que querem esconder, mas que se apresenta a cada nova descoberta da ciencia.
    gostaria de entrar em contato com ela, peço a ajuda de vcs.
    obrigado
    Mauricio josé

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.