Um paradigma é constituído por saberes e práticas, conceitos e técnicas, questionamentos e exemplos, objetos e termos usados para descrevê-los dentro de uma determinada área de conhecimento. Ele funciona como uma espécie de moldura que identifica, explica e guia, mas também delimita a atuação dos profissionais da área. Quando essa moldura perde consistência, o campo de conhecimento se transforma dando lugar a um novo paradigma.
O ensino da literatura, assim como outros campos disciplinares nas ciências e nas humanidades, passou por várias transformações ao longo da história que podem ser lidas como uma sucessão de paradigmas. No Brasil, a partir da herança jesuítica na educação, é possível localizar seis paradigmas no ensino da literatura: dois paradigmas tradicionais – moral-gramatical e histórico-nacional –, que pertencem ao passado mais distante, e quatro paradigmas contemporâneos – analítico-textual,
social-identitário, formação do leitor e letramento literário –, que emergem sucessivamente desde o final do século XX até nossos dias.
Este livro dedica um capítulo a cada um desses paradigmas, descrevendo e analisando criticamente os seus elementos constitutivos, abarcando aspectos conceituais, metodológicos e pragmáticos. Além disso, ao final dos dois primeiros capítulos, apresentam-se os questionamentos que levaram à superação dos paradigmas tradicionais, e, ao final dos quatro últimos, a crítica que os paradigmas contemporâneos atualmente enfrentam como alternativas do ensino da literatura na escola. O objetivo é tornar mais claras as opções que ora se apresentam para o ensino escolar da literatura, ao mesmo tempo que se possibilita o estabelecimento
de diretrizes pedagógicas coerentes, o planejamento de longo prazo e a execução mais consistente das aulas de literatura.
Destinada principalmente aos professores do ensino básico e aos alunos dos cursos de Letras e Pedagogia, assim como a todos os profissionais envolvidos com a leitura literária na escola e em outros espaços formativos, esta obra é um convite ao diálogo e à reflexão sobre o ensino de literatura em nosso país. A proposta tem como guias a formação do leitor literário, o reconhecimento de comunidades de leitores nas salas
de aula e o compromisso com a existência de escolas plurais dentro da sociedade democrática que queremos construir e na qual desejamos viver.
Destinada principalmente aos professores do ensino básico e aos alunos dos cursos de Letras e Pedagogia, assim como a todos os profissionais envolvidos com a leitura literária na escola e em outros espaços formativos, esta obra é um convite ao diálogo e à reflexão sobre o ensino de literatura em nosso país. A proposta tem como guias a formação do leitor literário, o reconhecimento de comunidades de leitores nas salas
de aula e o compromisso com a existência de escolas plurais dentro da sociedade democrática que queremos construir e na qual desejamos viver.
Nesta terceira obra, Paradigmas do ensino da literatura, procuro analisar o ensino de literatura dentro de uma perspectiva mais ampla que insere e complementa as duas obras anteriores: a identificação de grandes matrizes do ensino escolar da literatura. Nos diversos elementos que constituem cada um dos paradigmas, o leitor encontra questionamentos e críticas, explicações e propostas para as diferentes questões que
estão sendo debatidas nos cursos acadêmicos e disputando espaço nas práticas escolares.
Continue lendo (clique aqui) e leia um trecho da obra
Rildo Cosson é doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi professor da Universidade Federal do Acre, Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Minas Gerais e do Programa de Pós-Graduação do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor/CD). Atualmente, é pesquisador do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita e professor visitante da Universidade Federal da Paraíba. Pela Contexto, publicou os livros Círculos de leitura e letramento literário, Letramento literário: teoria e prática e Paradigmas do ensino da literatura.