Fechar
Para que serve a escola e o que ela deve ensinar?

Para que serve a escola e o que ela deve ensinar?

Livro apresenta uma visão crítica fundamentada e profunda sobre o principal tema da educação: para que serve a escola e o que ela deve ensinar?

Sistema escolar brasileiro está baseado em ideias e premissas equivocadas (Ricardo Matsukawa/VEJA.com)

'Quando ninguém educa' (Editora Contexto) é o título de um livro cujo leitura recomendo. O autor é Ronai Rocha, filósofo e professor da Universidade Federal de Santa Maria. Com uma linguagem simples e clara, a obra trata de problemas concretos que deveriam interessar a todos os brasileiros. O subtítulo 'questionando Paulo Freire' vai incomodar muita gente. Confira.

A tese está no título: o sistema escolar brasileiro está baseado em ideias e premissas equivocadas. Muito populares, essas ideias são divulgadas há décadas pelas faculdades de educação e gozam de uma aceitação acrítica pela esmagadora maioria dos educadores brasileiros. Elas se baseiam em autores e teorias que, embora muito populares no Brasil, não emplacaram em nenhum outro país.

O foco do livro é o currículo, o que se deve ensinar e o que está por detrás das discussões sobre o que e como ensinar. O autor mostra como a maioria dos educadores brasileiros – inclusive a mais importante rede de pesquisas em educação – se posiciona contra a ideia de currículo. As dificuldades na elaboração da BNCC – a Base Nacional Curricular Comum e o próprio resultado obtido – refletem as reservas que os educadores brasileiros mantêm a respeito do assunto.

Trata-se de leitura fácil, interessante, por vezes divertida, que toca nas questões do dia a dia dos pais, professores e educadores.

Para quem acredita nas ideias que dominam o imaginário dos educadores brasileiros, trata-se de uma oportunidade para refletir e questioná-las. Para quem tinha dúvidas ou não compartilha dessas ideias, o livro apresenta uma visão crítica fundamentada e profunda sobre o principal tema da educação: para que serve a escola e o que ela deve ensinar?

Este livro constitui um excelente instrumento para iniciar um debate que o país não consegue estabelecer.


Baixe grátis o primeiro capítulo do livro 'Quando ninguém educa – Questionando Paulo Freire'.
Preencha os campos abaixo e receba:

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)