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O primeiro metrô do mundo

Primeiro metrô do mundo foi inaugurado antes mesmo da proclamação da república no Brasil. No ano de 1863, foi inaugurada na Inglaterra a primeira linha de transporte subterrâneo do mundo, a Metropolitan Railway.

Construção da ferrovia em 1861 – Wikimedia Commons

Muitos episódios da linha do tempo histórica acabam confundindo a nossa percepção de tempo. Para se ter ideia, quando a Proclamação da República ocorreu no Brasil, no ano de 1889, os londrinos já contavam com uma linha de metrô. Isso mesmo!

Em 10 de janeiro de 1863, foi inaugurada a primeira linha de metrô do mundo, em Londres na Inglaterra. Naquele dia, cerca de 40 mil pessoas foram transportadas na nova locomotiva subterrânea.

Idealizada pelo político e advogado Charles Pearson, a linha possuía apenas 6,5 quilômetros de extensão e ligava a rua Farringdon à rua Paddington. Pequena, tinha apenas sete estações e podia ser percorrida de um extremo a outro em apenas 33 minutos.

Uma curiosidade interessante é que as locomotivas eram a vapor e, por esse motivo, os trens possuíam um tanque para onde iam os gases liberados. Os primeiros transportes elétricos só começariam a circular no início do século 20.

A necessidade
Conforme repercutido pelo Opera Mundi, a partir do século 19, a capital da Inglaterra experimentou um enorme crescimento, tornando-se a maior cidade do mundo. Contudo, junto ao progresso e ao intenso aumento populacional, surgiu uma série de problemas estruturais. Os únicos meios de transporte eram as charretes puxadas por cavalos e os trens que funcionavam na superfície.

Foi então que, nos anos 1830, surgiu a ideia de construir um novo meio subterrâneo, que levaria os trabalhadores de suas casas até os locais de trabalho.

Porém devido à falta de iniciativa por parte do governo britânico, a ideia foi esquecida por vários anos, até que voltou a ser considerada na década de 1850. Foi então que Charles Pearson entrou em cena.

Parlamento aprovou a construção da primeira linha de metrô no ano de 1854, contudo, às obras foram atrasadas devido a uma escassez de recursos. O projeto somente foi retomado após Pearson insistir que recursos fossem liberados para tal finalidade.

Construção
A Super Interessante repercute que as obras tiveram início no ano de 1860 e foram comandadas pelo engenheiro John Fowler. De início, eram abertos buracos que seguiam conforme a trajetória das ruas e tinham dez metros de largura e seis de profundidade. Contudo, não havia um método adequado de se realizar as construções, de modo que desabamentos não eram eventos raros.

A situação começou a mudar quando, em 1866, foram incorporadas as inovadoras e grandes máquinas de escavação.

Quando os operários percebiam que as paredes do túnel estavam firmes, eles logo as revestiam com tijolos. Em seguida, colocavam vigas e arcos de ferro para fortalecer a estrutura que, depois, recebia uma nova camada de tijolos.

Depois que a primeira linha foi construída, não tardou muito para que uma grande malha ferroviária subterrânea surgisse em Londres. O sistema, que começou com apenas 6,5 quilômetros de extensão, hoje tem mais de 400.

Além disso, diversos outros países também passaram a adotar o metrô logo em seguida. No Brasil, no entanto, somente viria a chegar bem mais tarde, no ano de 1974.

Fonte: Aventuras na História