Fechar

O novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Clique na capa para comprar o livro

O português do Brasil, com suas variantes regionais, é bem mais vocálico do que o de Portugal, mais consonantal. Nós achamos que eles “engolem” letras. Eles acham que nós falamos “descansadinho”. Mas, se não chegamos a um consenso sobre a forma de falar, seria possível ao menos um acordo sobre como escrever? É esse o objetivo do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Este livro trata da gênese, do desdobramento e do alcance do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa e faz uma breve explanação acerca do processo de consolidação da ortografia da língua portuguesa, que se reporta diretamente à especificidade da escrita diante da fala.
O primeiro capítulo enfoca, sob a perspectiva histórica, as infindáveis relações entre a ortografia e a língua portuguesa. Já o segundo capítulo discute o atual estágio da questão ortográfica, tanto em Portugal quanto no Brasil, procurando observar os principais eventos diretamente relacionados ao novo Acordo.

Finalmente, o terceiro capítulo detalha as alterações – na prática – do Acordo. Para facilitar o entendimento, essa parte traz sempre os vocábulos “antes do acordo” e “a partir do acordo”. O livro reproduz, ainda, as novas regras, integrais, no capítulo “O Acordo”.

O livro chega em nossa editora no dia 31 de julho de 2008.

3 thoughts on “O novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.