Fechar
Novos combates pela história

Novo curso: Novos combates pela História

Após o grande sucesso do curso A profissão e o papel do historiador e Conhecimentos linguísticos e história da língua portuguesa, é com grande alegria que o Instituto Contexto lança hoje um novo curso: Novos combates pela História.

Sabemos que defender a verdade e o conhecimento científico tem sido cada vez mais desafiador. Ao mesmo tempo, isso se faz mais necessário do que nunca. A História pode e precisa ser defendida. Especialmente agora, quando as mentiras ganham uma dimensão maior, com fake news sendo criadas de forma organizada. Há quem queira mudar a História por meio do negacionismo, recusando-se a admitir fatos indiscutíveis.

Fruto de uma inquietação que aumentou nos últimos anos, em especial pelos novos usos abusivos da História, o livro Novos combates pela História, lançado recentemente pela Editora Contexto, é a inspiração para este curso. Ele reúne historiadores experientes, que têm se destacado na divulgação da História enquanto ciência contra o uso da História como instrumento revisionista e falsificador.

O curso é destinado a professores, historiadores, jornalistas e interessados em geral, e tem duração de 8h30.

Faça sua matrícula e ganhe desconto em nossos livros

Sobre os professores

Prof. Dr. Alex Degan

Prof. Dr. Alex Degan

É professor do Departamento de História e coordenador do Laboratório de Estudos das Histórias Asiáticas da Universidade Federal de Santa Catarina. É doutor em História Social pela Universidade de São Paulo e trabalha com questões ligadas à Ásia, à História das religiões e ao ensino de História.

Prof. Dr. Carlos Fico

Prof. Dr. Carlos Fico

É professor titular de História do Brasil da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisador do CNPq. Coordenou a área de História do Capes entre 2011 e 2018. É autor de diversos livros e recebeu o prêmio Sérgio Buarque de Holanda da Biblioteca Nacional em 2008, além de colaborar com o livro 130 anos: em busca da República, vencedor do Prêmio Jabuti em Ciências Sociais em 2020.

Prof. Dr. Marcos Napolitano

Prof. Dr. Marcos Napolitano

Doutor e mestre em História Social e graduado em História pela Universidade de São Paulo. Professor titular em Historia do Brasil Independente pela Universidade de São Paulo.

Prof. Dr. Pedro Paulo Funari

Prof. Dr. Pedro Paulo Funari

Doutor em Arqueologia, mestre em Antropologia Social e graduado em História pela Universidade de São Paulo. Professor titular em História pela Universidade Estadual de Campinas e no programa de pós-graduação em Arqueologia da Universidade de São Paulo.


*desconto líquido com limite de R$500,00.