Fechar

Navio norte-americano é localizado após décadas

Naufrágio de lendário navio norte-americano é localizado após décadas. O governo dos EUA já tentava encontrar os destroços da embarcação desde os anos 70.

Navio norte-americano é localizado após décadas
Fotografia antiga da embarcação citada – Divulgação / Guarda Costeira dos EUA

Os destroços de um navio norte-americano que já foi responsável por caçar embarcações nazistas na Segunda Guerra Mundial foi encontrado próximo à costa canadense, segundo divulgou o Live Science no dia 25 de outubro. 

Trata-se do US Revenue Cutter Bear, nau que protagonizou diversos episódios históricos de relevância, e cujos restos de seu naufrágio já eram buscadas por décadas. Nas últimas tentativas, a equipe encarregada dessa missão foi liderada por Brad Barr.

O Bear tem uma história incrível e é tão importante em muitos aspectos no patrimônio marítimo americano e global por causa de suas viagens”, comentou o cientista, ainda conforme o veículo. 

A saga do navio
A lendária embarcação a vapor foi adquirida pelo governo dos Estados Unidos em 1880 por conta de sua capacidade de navegar por águas congeladas. Assim, ela foi inicialmente usada para realizar resgates de expedições mal-sucedidas no mar do Ártico

Durante ambas as guerras mundiais, ele foi responsabilizado por fazer patrulhas nessa mesma região do oceano, impedindo que navios inimigos passassem — e, como mencionado anteriormente, chegou a capturar uma nau pertencente a nazistas da organização de inteligência alemã. 

O navio ainda teve uma série de outros usos memoráveis, tornando-se um museu flutuante a certo ponto, carregando suprimentos para o Alasca durante a pandemia de gripe espanhola e até mesmo servindo de set de gravação para um filme, o The Sea-Wolf”, que foi lançado em 1930.

O Bear fez sua última viagem quase um século após sua construção, no ano de 1963, que foi quando uma tempestade o afundou. Inúmeras tentativas de recuperar seus restos haviam sido realizadas desde então, e, finalmente, o governo norte-americano conseguiu alcançar esse objetivo. 

A embarcação sem dúvida será um artefato valioso para estudo, tendo sido marcado por tantos períodos e acontecimentos importantes.

Fonte: Aventuras na História