Fechar

Livros sobre Jornalismo Especializado

No catálogo de jornalismo da Editora Contexto há uma série de livros sobre Jornalismo Especializado. Escritas por importantes profissionais do meio, as obras abordam as diferentes “modalidades” jornalísticas: Jornalismo Literário, de TV, de Rádio, Esportivo, Cultura, de Revista, Digital, Econômico, entre outras.

Abaixo uma pequena descrição sobre cada um deles. Para mais informações, basta clicar nas capas dos livros.

 

jornalismo_literario Jornalismo Literário
Felipe Pena

Alternativa às estruturas amarradas da redação, o Jornalismo Literário não é apenas um meio de exercitar a veia literária em textos jornalísticos. O conceito é muito mais amplo. Ao romper as correntes do lead, mas também potencializar os recursos do jornalismo, ultrapassar os limites dos acontecimentos cotidianos e proporcionar visões amplas da realidade,o gênero busca perenidade e profundidade aos relatos. Em um texto delicioso, bem ao gosto do tema retratado, Felipe Pena destaca alguns subgêneros em que se pode exercer o jornalismo literário, como crítica literária, biografia, romance-reportagem, e discute o limite entre ficção e realidade.

 

jornalismo_politico Jornalismo Político
Franklin Martins

A editoria de Política é capaz de despertar inúmeras polêmicas e controvérsias. Afinal, todos os dias a mídia divulga notícias do Planalto, do Congresso e do Senado que afetam direta ou indiretamente a sociedade. Franklin Martins explora de forma prazerosa o dia-a-dia de um jornalista político e conta como é a relação entre a imprensa e o poder em Brasília. Este livro – essencial para estudantes e profissionais da área – mostra que é possível para o jornalista exercer sua profissão com responsabilidade e transmitir informação isenta e correta sem se comprometer com conflitos de interesse.

 

 

jornalismo_cultural Jornalismo Cultural
Daniel Piza

Embora muitas vezes relegado a segundo plano pelos veículos de comunicação – costuma ser uma das primeiras vítimas de cortes de pessoal e reduções de custos –, o jornalismo cultural continua entre os preferidos do público e ganha cada vez mais status entre os jovens que pretendem seguir a profissão de jornalista. Praticá-lo, no entanto, é muito mais do que emitir opiniões sobre filmes, livros, peças de teatro e novelas. É um exercício constante de aprimoramento e busca pela informação. Este livro descreve a fascinante trajetória do jornalismo cultural e dá orientações preciosas a quem se dispuser a produzi-lo.

 

 

jornalismo_digital Jornalismo Digital
Pollyana Ferrari

A internet despontou como um novo e fascinante campo de trabalho para jornalistas. Após a fase de deslumbramento, quando proliferaram projetos mirabolantes, é hora de colocar os pés no chão e perceber que a grande rede continua oferecendo vastas possibilidades para os profissionais da comunicação. Afinal, milhões de pessoas ao redor do mundo navegam à procura daquilo que o bom jornalismo é capaz de oferecer: informação. Ao unir orientações práticas com reflexões teóricas, este livro é uma valiosa ferramenta de aprimoramento para quem continua apostando na internet como um veículo de comunicação revolucionário e promissor.

 

jornalismo_radio Jornalismo de Rádio
Milton Jung

O rádio, esse “senhor” de mais de oitenta anos, soube como poucos assimilar as novas tecnologias, mantendo um público cativo e conquistando novos ouvintes, onde quer que eles estivessem. Da dona-de-casa ao alto executivo, diariamente milhões de pessoas sintonizam a emissora preferida em busca de notícias, informações ou mesmo de uma palavra amiga. Presente na internet, hoje é possível interagir com os apresentadores por e-mail ou telefone, aumentando a proximidade entre locutor e público. Neste livro, escrito para jornalistas e estudantes de Comunicação, Milton Jung, além de fornecer orientações práticas para quem pretende ingressar na área, expõe o dia-a-dia em uma grande emissora, e as “lendas” e histórias verídicas que circulam nos bastidores desse ágil, poderoso e essencial veículo de comunicação.

 

jornalismo_internacional Jornalismo Internacional
João Batista Natali

Nenhuma editoria recebe um volume tão grande de informações quanto a Internacional. Milhares de notícias, partindo dos quatro cantos do planeta, são despejadas todos os dias sobre a mesa e nos terminais de computadores dos editores e redatores da área. Este livro mostra que, por um lado, se é verdade que o jornalista de Internacional tem pouco acesso direto às fontes que estão na origem dessa avalanche de informações; por outro, ele deve possuir uma qualificação adicional em relação à maioria dos colegas de redação: dominar profundamente no mínimo dois ou – de preferência – três idiomas, compreender as sutilezas e complexidades da política e da economia mundial. Afinal, sua matéria-prima é o próprio mundo, com todos os impasses, tensões, conflitos e articulações que, frutos da história, sempre estarão refletidos na pauta do dia-a-dia.

 

jornalismo_esportivo Jornalismo Esportivo
Paulo Vinicius Coelho

Quem decide ser jornalista esportivo? Considerada por muitos uma editoria pouco importante, o que atrai excelentes profissionais para esta área? Como fazer para desvencilhar-se da pecha de “palpiteiro” que muitas vezes vem colada ao exercício da profissão? Este livro apresenta as respostas pregando a necessidade de uma atuação mais profissional, baseada nos princípios consagrados do bom jornalismo – esforço, independência, imparcialidade e criatividade.

 

 

 

 

jornalismo_economico Jornalismo Econômico
Suely Caldas

É possível escrever sobre juros, câmbio, inflação, ações e tarifas sem cair na armadilha fácil do “economês”? Este livro prova que sim. Cabe ao jornalista traduzir para o leitor comum, em linguagem clara e acessível, o emaranhado aparentemente impenetrável de gráficos, números e índices do mercado. Esta é, também, uma área que permite ao bom repórter o exercício do melhor jornalismo investigativo. A autora derruba assim dois mitos equivocados sobre o tema. Primeiro, o de que as páginas de Economia são direcionadas apenas a circunspectos senhores de paletó e gravata. Segundo, a idéia de que elas têm que ser necessariamente escritas em linguagem burocrática, enfadonha e, muitas vezes, ininteligível.

 

jornalismo_investigativo Jornalismo Investigativo
Leandro Fortes

Qual o limite de uma apuração investigativa complexa envolvendo lavagem de dinheiro, políticos de alto escalão e até mesmo traficantes –, em que estão em jogo a ética e o risco de morte? Quais os métodos e as técnicas de investigação ao alcance do jornalista? Este livro mostra como a investigação deixou de ser um simples preceito para se transformar em uma área de especialização crescente. Traz à tona a realidade por trás do glamour do jornalismo investigativo e deixa claro que não basta reproduzir boletins policiais – grandes reportagens exigem talento, tempo, dinheiro, paciência e perseverança, e ainda podem ser arriscadas. Com texto agradável e envolvente, Leandro Fortes fornece orientações passo a passo para uma investigação e expõe os bastidores de reportagens investigativas emblemáticas. Leitura indispensável para estudantes e profissionais de comunicação.

 

jornalismo_tv Jornalismo de TV
Luciana Bistane e Luciane Bacellar

A televisão no Brasil tornou-se, em pouco mais de meio século, a principal fonte de informação e diversão de milhões de brasileiros. Daí a grande preocupação e os animados debates em torno do conteúdo e das mensagens veiculadas na telinha. Este livro, além de expor a rotina dos telejornais e da produção de notícias, mostra que é possível para o jornalista estabelecer a ética como limite e privilegiar a boa informação.Luciana Bistane e Luciane Bacellar mostram como profissionais e estudantes de Comunicação devem buscar soluções criativas e conquistar a credibilidade dos telespectadores desse fascinante veículo de comunicação.

 

 

jornalismo_revista Jornalismo de Revista
Marília Scalzo

Os leitores costumam manter uma relação quase passional com suas revistas favoritas. Não é à toa que gostem de andar com elas debaixo do braço, como se fossem uma espécie de emblema ou sinal de identificação. Muito do fascínio deste tipo de publicação vem justamente da capacidade que ele tem de construir fortes laços de empatia com seu público. Neste livro, Marília Scalzo desvenda os segredos do jornalismo de revista, discute as técnicas de construção de um texto mais arejado, específico ao gênero, e chama atenção para os elementos básicos da esmerada linguagem visual, tão característica do produto. Debate ainda a situação e os rumos do mercado de trabalho no setor, bem como convida o leitor para um passeio histórico ao mundo das revistas: das origens do gênero às tendências que se anunciam com as novas tecnologias.

 

jornalismo_cientifico Jornalismo Científico
Fabíola de Oliveira

Fornece um panorama histórico dessa que é uma das áreas mais polêmicas do jornalismo. Além disso, oferece um guia referencial de órgãos de pesquisa e divulgação no Brasil, fonte imprescindível para jornalistas e divulgadores científicos iniciantes. Jornalismo Científico é chave para quem pesquisa, trabalha ou mesmo reflete sobre a divulgação da Ciência, seu papel na sociedade e suas perspectivas, particularmente professores e estudantes de Comunicação.

 

 

 

 

jornalismo_popular Jornalismo Popular
Márcia Franz Amaral

Jornalismo, para ser popular, precisa ser sensacionalista? Subestimar o leitor tem sido a prática de muitos veículos da mídia, mas este livro mostra a possibilidade e a necessidade de jornais populares de qualidade. Em uma pesquisa cuidadosa que foge das respostas óbvias, a autora discute os principais veículos e esclarece o que se espera de um bom jornalista que atue no meio. Em ampla expansão tanto na imprensa quanto na mídia eletrônica essa área – com redações que publicam matérias exclusivas, dão furos e ganham prêmios – representa um mercado de trabalho expressivo tanto para profissionais experientes quanto para jovens repórteres.

2 thoughts on “Livros sobre Jornalismo Especializado

  1. Olá gostei bastante desses livros pois pretendo fazer uma faculdade mas o meu interesse mesmo e poder viajar conhecer culturas diferentes estudar sobre elas e escrever um livro sobre os países que vou conhecer.E realmente interessante!

  2. Olá gostei bastante desses livros pois pretendo fazer uma faculdade mas o meu interesse mesmo e poder viajar conhecer culturas diferentes estudar sobre elas e escrever um livro sobre os países que vou conhecer.E realmente interessante!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.