Fechar

Livros sobre futebol – Os 11 maiores do futebol brasileiro

A Editora Contexto lançou uma série de livros sobre os “11 maiores” do futebol brasileiro, divididos em posições. Abaixo todos eles:

Os 11 maiores camisas 10 do futebol brasileiro
Marcelo Barreto

MELHORES CAMISAS 10_WEB

Quem é camisa 10 de verdade? Antes de mais nada, quem não é: grandes armadores como Didi e Gérson começavam sua tarefa lá atrás, não jogavam como Pelé ou Zico. Roberto Dinamite vestia a 10, mas era centroavante. Sócrates e Juninho Pernambucano atuavam um pouco mais atrás do que os autênticos camisas 10, enquanto Jairzinho, Edmundo e até Bebeto, talvez um pouco mais à frente… A conclusão é que camisa 10, por paradoxal que pareça, não é uma camisa, mas uma posição que é a cara do futebol brasileiro.

Neste livro escrito com competência e paixão, Marcelo Barreto ousa listar aqueles que considera os 11 maiores dentre os maiores autênticos camisas 10: ninguém menos que Zizinho, Pelé, Ademir da Guia, Rivellino, Dirceu Lopes, Zico, Raí, Neto, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Kaká.

Não concorda? Quem sabe depois de ler o livro você venha a concordar.

Os 11 maiores centroavantes do futebol brasileiro
Milton Leite

PR-0b (capa) Centroavantes.indd No futebol, podemos nos esquecer de tudo, menos do nome daqueles que fazem gols. Daí os centroavantes serem a essência do futebol, já que entram em campo com a função de marcar gols. Podem ser clássicos ou grossos, elegantes ou desengonçados, desde que façam gols. E aqui estão 11 deles, os maiores, segundo o jornalista e narrador de tv Milton Leite. Não é apenas uma lista, mas as histórias desses heróis que escreveram (e ainda escrevem) páginas inesquecíveis da história do futebol.

Leônidas, Ademir de Menezes, Vavá, Mazzola, Coutinho, Tostão, Reinaldo, Roberto Dinamite, Careca, Romário e Ronaldo revelaram estilos distintos, mas aterro- rizaram defesas, provocaram ansiedade nos torcedores dos times adversários e muitas explosões de alegria para a galera de suas equipes.
O leitor está convidado a conhecer histórias, por meio de um relato admiravelmente bem escrito e de entrevistas exclusivas e reveladoras, num livro ricamente ilustrado. Um verdadeiro passeio pelas histórias e gols dos 11 maiores centroavantes do futebol brasileiro.


Os 11 maiores goleiros do futebol brasileiro
Luís Augusto Símon

PR-0 (capa) Goleiros.indd As glórias do futebol não são feitas apenas por aqueles que fazem ou participam de gols. Às vezes o herói é justamente quem evita o momento mais esperado de uma partida: o goleiro.

Sujeito estranho. Nem existia antes de 1871, quando foi definido que um atleta de cada lado poderia usar as mãos dentro de sua área. Usa um uniforme diferente, fica concentrado em uma pequena área do campo e é a última esperança do time que está sendo atacado. Mesmo com toda essa responsabilidade – ou até por causa dela -, o goleiro é lembrado, sim, com muito carinho por torcedores apaixonados.

Em um brilhante texto, o jornalista Luís Augusto Símon conta a trajetória dos 11 maiores goleiros do futebol brasileiro: Barbosa, Castilho, Gilmar, Raul, Leão, Zetti, Taffarel, Rogério, Marcos, Dida e Júlio César. Polêmicas, histórias pouco conhecidas, alegrias e tristezas. Um mergulho histórico e fascinante nas redes dos grandes defensores do país.


Os 11 maiores laterais do futebol brasileiro
Paulo Guilherme

11 MAIORES LATERAIS Cada vez mais os laterais se fazem importantes nos esquemas táticos das equipes. A posição é a que mais evoluiu no futebol mundial. De meros marcadores dos pontas adversários, os laterais foram se transformando em homens de todo terreno, ampliando suas fronteiras dentro dos esquemas táticos traçados pelos treinadores. Viraram alas, assumindo também funções na armação das jogadas. Ajudaram a sacramentar a “morte” dos pontas na tática das equipes. Aproveitaram a evolução da medicina esportiva e dos métodos de preparação física para se tornarem os grandes atletas de um time. Correm sem parar os 90 minutos, batem faltas, escanteios, defendem, chutam e fazem gols.

Neste belo livro, escrito pelo jornalista Paulo Guilherme, teremos a oportunidade de conhecer ou de nos lembrar dos maiores laterais que já passaram pelos campos brasileiros, de Djalma e Nilton Santos até Cafu e Roberto Carlos, passando pelo capitão Carlos Alberto Torres, por Nelinho, Wladimir, Júnior, Leandro, Branco e Leonardo. Um timaço de laterais para ninguém botar defeito.


Os 11 maiores técnicos do futebol brasileiro
Maurício Noriega

11 MAIORES TECNICOS Atacante bom é aquele que faz gol. Goleiro bom é aquele que evita gol. E técnico bom, quem é? O grande estrategista, que domina as teorias? O paizão, que trata os jogadores como crianças crescidas e carentes, necessitadas de compreensão e apoio? O tático, capaz de “virar o jogo” no intervalo, com alterações surpreendentes?

O que revela jogadores? O que lida bem com estrelas? O que sabe “ler o jogo”? O que estuda os adversários? Ou, simplesmente, o vencedor? Há diferentes motivos para um técnico ganhar espaço nesta cuidadosa seleção feita pelo jornalista Maurício Noriega.

Numa época em que técnico transformou-se em “professor” é evidente a importância dada a esse profissional do futebol pela mídia especializada e pelos torcedores. Além do perfil dos principais técnicos que atuaram – ou atuam – no Brasil, há entrevistas de personalidades que conhecem bem o estilo do retratado, como ex-jogadores e outros treinadores. Leitura para amantes e admiradores do futebol brasileiro. E para quem gosta de saber mais sobre líderes vencedores.


Os 11 maiores volantes do futebol brasileiro
Sidney Garambone

PR-1 (capa) Volantes.indd Volante é nome novo, que veio substituir o pejorativo cabeça de área, tão perto foneticamente do cabeça de bagre. Responsável pela primeira marcação aos atacantes adversários e também pela cobertura dos alas, que cada dia vão para o campo inimigo mais cedo e por mais tempo, o volante costuma ser acusado de falta de talento e criatividade. Mas será verdade? Faltava criatividade e talento no Falcão (o Pelé dos volantes) ou na elegância de Dino Sani? Ou em jogadores de diferentes épocas e estilos, como Danilo Alvim, Clodoaldo e Dudu?

A seleção feita pelo jornalista Sidney Garambone traz também nomes como Piazza, Andrade, Zito, Toninho Cerezo, Dunga. Contou só 10? É que o 11o é uma homenagem geral aos brucutus. Afinal, um dos objetivos do livro é traçar um painel técnico e tático de uma posição tão fundamental para qualquer time. Pois o volante é o pilar, o pino que faz o pião girar, a base da equipe. As páginas deste livro se encarregarão de mostrar quem são os maiores volantes do futebol brasileiro. E por que eles merecem ser citados com todo o respeito, admiração e gratidão. O saldo é um mergulho delicioso nas histórias eternas do melhor futebol do mundo, através de seus protagonistas.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.