Fechar

Lançamentos de abril na Contexto

Apresentamos nossos lançamentos para o mês de abril. Todos já estão em pré-venda e disponíveis para compra. Conheça abaixo cada um dos livros e garanta já o seu exemplar em nosso site.
Fique atento às datas de lançamento de cada uma das obras. Os envios serão realizados a partir dos dias informados em suas páginas.

Não existe linguagem neutra!

Lançamentos de abril na Contexto

O que é linguagem neutra? Existe gênero gramatical neutro? A escola deve ensinar marcas não binárias? Quais são essas marcas no português? Essas e outras questões têm atraído o interesse da sociedade, das discussões nas redes sociais à elaboração de projetos de leis em diversas instâncias políticas. É urgente que essas perguntas sejam respondidas de forma clara, enriquecendo esse debate de informações balizadas.

Esta obra, escrita por uma linguista especialista no assunto, cumpre esse papel, trazendo explicações e definições por trás do rótulo “linguagem neutra”. A autora mostra que a linguagem de neutra não tem nada e que, quando escolhemos entre “todos”, “todos e todas”, “todes”, “todos, todas e todes”, estamos refletindo um alinhamento a uma regra gramatical e a um modo de ver gênero na sociedade, mesmo que não tenhamos consciência disso. Livro fundamental a quem deseja ir para além de achismos que só levam ao acirramento de disputas infundadas.

Formação da nação brasileira

Lançamentos de abril na Contexto

O Brasil é uma nação complexa, ainda mais quando levamos em conta sua história violenta, sua multiplicidade étnica, cultural e linguística e sua improvável unidade territorial. Mas por que o Brasil continua a ser um só país, em vez de se fragmentar em vários? E, afinal, o que é, de fato, uma nação? Comprometido com o prazer do conhecimento, com o rigor do método científico e com a proposta de instigar o leitor a pensar de forma crítica e diferente, o professor de História da USP João Paulo Pimenta oferece nesta obra uma explicação das origens, da consolidação e de variações do processo histórico concreto da formação da nação brasileira.

Afinal, o que é Ciência?

Lançamentos de abril na Contexto

A ciência, cada vez mais, tem questionado e refutado o senso comum e as crenças que a humanidade vem acumulando ao longo das gerações. Diante desse conflito entre as experiências subjetivas e as evidências científicas, é comum indagar: afinal, o que é ciência? Como ela funciona? Para que serve? O que diferencia ciência de pseudociência? Como a ciência é impactada pelas fake news e pela desinformação? Este livro responde essas e outras perguntas que atravessam a mente de todos os interessados pelo universo científico e suas possibilidades. Entendendo a ciência como um par de óculos que aprimora a nitidez da nossa visão da realidade, esta obra convida o leitor a utilizar essas lentes para enxergar com mais exatidão o mundo que nos cerca.

Não conhece todos os nossos livros de março, clique aqui.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.