Fechar

Lançamentos de março na Contexto

Apresentamos nossos lançamentos para o mês de março. Todos já estão em pré-venda e disponíveis para compra. Conheça abaixo cada um dos livros e garanta já o seu exemplar em nosso site.
Fique atento às datas de lançamento de cada uma das obras. Os envios serão realizados a partir dos dias informados em suas páginas.

O Dia D: como a história se tornou mito

Lançamentos de março na Contexto

Poucas batalhas foram tão incensadas, representadas e tomadas como exemplares das virtudes desejáveis em uma guerra como o Desembarque das Forças Aliadas na Normandia, França, no dia 6 de junho de 1944, evento conhecido como Dia D. Essa data da Segunda Guerra Mundial foi mesmo tão decisiva para o destino do planeta? Ou os Estados Unidos transformaram o Dia D em um mito de salvação do mundo?

Esta obra destrincha como ocorreu a mitificação desse evento histórico que ganhou magnitude por meio da atuação política de diferentes governos, da indústria cultural, do mercado editorial e mostra o papel que Ronald Reagan, Bill Clinton, Steven Spielberg, Tom Hanks, entre outras personalidades – além de livros, filmes e videogames –, tiveram nesse processo.

A Linguística Hoje: historicidade e generalidade

Lançamentos de março na Contexto

Quais áreas formaram a linguística? Quais abordagens aparecem nas várias formas de fazer as “linguísticas especializadas” dos dias atuais? Responder a essas questões é a proposta do segundo e último volume do Linguística hoje, cuidadosamente organizado pelos professores Gabriel de Ávila Othero e Valdir do Nascimento Flores. Além da historicidade, os capítulos também abarcam a generalidade. Ou seja, este livro aborda linguísticas “amplas”, que contemplam, em seu seio de investigação, diversas maneiras de pensar e fazer linguística. A obra evidencia, assim, o caráter plural dos estudos linguísticos, dando voz a diferentes pesquisadores, com diferentes métodos de análise e objetos de estudo. Dessa forma, estudantes podem ter um painel importante dessa disciplina.

Europa: integração e fragmentação

Lançamentos de março na Contexto

Mercado comum europeu, União Europeia, Euro, Brexit. Este livro trata da evolução histórica e dos fundamentos das integrações econômica e política na Europa, iniciadas no rescaldo da Segunda Guerra Mundial e que continuaram a se desenvolver ao longo da segunda metade do século XX até as primeiras décadas do século XXI. Como um grande bloco de países europeus chegou a mais avançada forma de integração regional do mundo? Como foi possível criar uma moeda única? Quais os desafios enfrentados ontem e hoje? A obra oferece uma visão panorâmica da construção da União Europeia, de suas origens aos dias atuais.

Gestão da Educação: a coordenação do trabalho coletivo na escola

Lançamentos de março na Contexto

Toda pessoa que se dedica ao ofício docente precisa entender que sua atuação está situada em um contexto maior, que abarca influências e relações de poder advindas das políticas educacionais e sua implementação, do território em que a escola se insere e do modo de gestão escolar. De que forma se dá a coordenação do trabalho coletivo? Qual o papel do princípio constitucional da gestão democrática do ensino público? Que função desempenha um Projeto Político-Pedagógico? Como valorizar as diferenças na gestão? E, ainda, como manejar verbas e garantir uma educação de qualidade? Essas e outras questões são discutidas nesta obra que nasce do objetivo de mostrar a estudantes de Pedagogia e licenciandos a importância de conhecer esse contexto maior que vai além dos componentes curriculares e da sala de aula.

Não conhece todos os nossos livros de fevereiro, clique aqui.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.