Fechar

Fast food de Pompeia: uma das mais instigantes descobertas

Fast food de Pompeia: uma das mais instigantes descobertas recentes. Relembre a escavação arqueológica do restaurante encontrado na antiga cidade soterrada pelo Vesúvio em 79 d.C

Fast food de Pompeia
Imagem da descoberta arqueológica – Divulgação

As constantes escavações feitas em Pompeia, cidade italiana sufocada pela forte erupção vulcânica do Monte Vesúvio no ano de 79 d.C., acabam de revelar a descoberta de um termopólio (uma espécie de fast food da Antiguidade) praticamente intacto na região.

O achado recente, por exemplo, mostra um restaurante, cujo balcão segue decorado com ilustrações temáticas e ainda muito coloridas, em um estado de conservação tão excelente que nos permite conhecer até o que as pessoas comiam naquela época e seus hábitos de consumo popular de rua – bem parecidos com os de hoje em dia.

No balcão, cheio de buracos largos e fundos (possivelmente para guardar alimentos quentes), os arqueólogos encontraram vestígios de grãos amassados em vasos de barro, usados para alterar o sabor do vinho, e fragmentos de porco, cabrito, peixe e ossos de pato – o que comprova uma grande variedade de alimentos de origem animal.

Algumas partes, aliás, já estavam cozidas juntas, indicando o pré-preparo de uma paella dos tempos romanos.

“Além de ser mais um testemunho do cotidiano de Pompeia, as possibilidades de análise desse termopólio são excepcionais, pois pela primeira vez todo um ambiente foi escavado”, anunciou Massimo Osanna, diretor-geral do Parque Arqueológico de Pompeia, uma das atrações turísticas mais populares do país.

Fonte: Aventuras na História