Fechar

Esclarecimentos sobre o caso Livros de Humanas

Desde nossa fundação, nossa preocupação sempre foi “promover a circulação do saber” – não por acaso o próprio lema da Editora Contexto.

De fato, nós nos desfiliamos da ABDR, uma entidade que surgiu com o objetivo de proteger os direitos autorais das editoras filiadas. Porque éramos filiados a essa instituição? Por sermos uma empresa nacional, modesta, que não é mantida por verbas públicas, não pertence a nenhum conglomerado empresarial, nem é alavancada por instituições financeiras de qualquer espécie. Assim, não temos departamento jurídico próprio, nem advogados contratados rotineiramente em nossa folha de pagamentos. Temos, isto sim, funcionários que vivem do seu trabalho e precisam ser remunerados, razão pela qual precisamos vender os livros. Do contrário, a Editora fecha.

Neste caso específico, pelo que eu apurei, a ABDR detectou a cópia, sem autorização, de um livro inteiro. Ela solicitou que esse livro fosse tirado do site, exatamente por estar lá sem autorização. Em um segundo momento, houve a retirada do site do ar, o que nós não solicitamos. Assim que eu soube do problema (sou o diretor editorial, não faz parte da minha rotina acompanhar o dia a dia da área comercial), pedi para que comunicassem à ABDR que não concordávamos com a solicitação da saída do site do ar, se é que esta foi feita pela entidade. Pedimos, então, que o nome da Editora Contexto fosse retirado da ação. O advogado da ABDR comunicou que isso não era uma coisa fácil, por motivos de caráter burocrático. Solicitei, pois, que providenciássemos nossa desfiliação da ABDR.

Em suma, reitero que: 1 – em nenhum momento pedi que o site fosse tirado do ar; e 2 – solicitei, por escrito, a desfiliação de nossa editora da ABDR.

 

Cordialmente,

Jaime Pinsky
Diretor Editorial e Sócio-fundador

 

5 thoughts on “Esclarecimentos sobre o caso Livros de Humanas

  1. Ok, muito esclarecedor… Principalmente o 1º parágrafo que mostra a opinião contrária à cópia não autorizada de livros.

    Mas, mesmo assim fiquei com algumas dúvidas: Alguns sites divulgaram que a Editora Contexto “não autorizou a ABDR” a entrar com a tal ação. Isso é verdade? Segunda coisa: Afinal, o que a ABDR pediu? a retirada dos livros ou a retirada do site do ar? Pq há uma grande diferença entre um e o outro…

    1. Olá Lívia.

      Bom dia.
      Infelizmente não tivemos acesso ao processo, então não sabemos o que a ABDR solicitou.

  2. Como estudante da área de letras sempre comprei diversos livros da editora contexto cujo catálogo é fundamental na minha formação, mas estava decidido a a encontrar outras editoras depois do episódio do site Livro de Humanas. Parabéns pelas atitudes.E pelo compromisso com a circulação do saber.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.