Fechar

Dom Helder Camara: o profeta da paz

CAPA DOM HELDER CAMARA_EMAIL O ano de 2009 marca o centenário de nascimento de dom Helder Camara, talvez a figura mais brilhante e polêmica que a Igreja brasileira já produziu.

Quem foi dom Helder Camara? Líder político nato, como acham alguns, mensageiro da paz, como dizem outros? Figura carismática e controversa, autor da célebre frase “Se eu dou comida a um pobre, me chamam de santo, mas se eu pergunto por que ele é pobre, me chamam de comunista”, o arcebispo foi perseguido pelo regime militar após o golpe de 1964 por sua intransigente defesa de presos políticos. Foi nesse período que teve a candidatura ao prêmio Nobel da Paz inviabilizada e quando notícias a seu respeito foram proibidas na imprensa. Além disso, sua pregação libertária resultou em choques de filosofia com o Vaticano. Contudo, hoje é candidato a santo da mesma Igreja.

Nascido em Fortaleza, em 1909, numa família influente, Helder Pessoa Camara ordenou-se sacerdote em 1931. Após abandonar a vinculação ao integralismo, foi o reestruturador do movimento Ação Católica Brasileira e articulador da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que ajudou a fundar em 1952, ano em que se sagrou bispo. Em 1959, fundou o Banco da Previdência, cuja atuação desenvolveu-se especificamente na faixa da miséria.

Fruto de intensas pesquisas, numerosas entrevistas e análise objetiva de uma documentação farta e inédita, Dom Helder Camara: o profeta da paz é um livro denso e revelador.

Considerando os aspectos heróicos e as vicissitudes humanas de uma personalidade que se tornou referência mundial, a obra também contribui com o estabelecimento de alguns aspectos da relação entre a Igreja Católica e o regime autoritário pós-1964, revelando ao leitor informações conhecidas somente nas cúpulas do Estado e da Igreja.

Para adquirir o livro, clique:
https://editoracontexto.com.br/livro.php?livro_id=430

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.