Fechar

Dois livros por Mílton Jung

Recomendações de leituras são sempre bem-vindas. Quando feitas por grandes autores, especialistas renomados em suas áreas, melhor ainda.

Então, nesse momento pelo qual todos nós estamos passando, nossos autores fazem indicações de livros para a sua quarentena.

Confira as dicas enviadas pelo jornalista Mílton Jung:

Dois livros por Mílton Jung

‘Confinado desde 20 de março e disposto a assim permanecer por quanto tempo for necessário, criei metas para encarar o tempo afastado da redação e das palestras. Registre-se: longe da redação, mas no ar todos os dias, com a apresentação do Jornal da CBN, diretamente da sala de casa. Na lista de tarefas, a mais desafiadora é a de reorganizar a biblioteca — o que significa, tirar todos os livros; separá-los por temas ou qualquer outro critério que me pareça mais lógico; e colocá-los de volta limpos e na ordem certa. Até agora, só cumpri a primeira parte do desafio —- o suficiente para ter alguns prazeres, como o de reencontrar leituras que marcaram minha vida. Duas delas, em especial. A regra do jogo, de Cláudio Abramo, presente do meu tio, o jornalista Tito Tajes, lançado em 1988, que se mantém atual pela forma precisa com que o autor analisa o papel do jornalismo, nossos compromissos e desafios. Um texto cuidadoso e crítico, que vale ser relido. O outro livro é A imprensa e o caos na ortografia, em que o também jornalista Marcos de Castro escancara uma série de cacoetes e erros ortográficos que cometemos no cotidiano das redações. É de 1998 e bastou folhear algumas páginas para entender que sua leitura ainda é muito útil. É para jornalistas e não jornalistas, também. Vale para você que quer brilhar com um texto de qualidade nas redes sociais. E para você que tem de se vacinar contra as barbaridades que fazemos com a nossa língua. Em troca dessas duas dicas, aceito sugestões de qual a melhor maneira para eu cumprir a segunda parte do meu desafio. Boa leitura e saúde!’

Mílton Jung


Mílton Jung é jornalista e âncora dos programas Jornal da CBN, Mundo Corporativo e CBN Young Professional, na rádio CBN. Escreveu vários livros, entre eles Jornalismo de rádio (Contexto). Atuou nas rádios Guaíba e Gaúcha, no jornal Correio do Povo, na revista Época SP e nas TVs Globo, Cultura, SBT e Rede TV! Faz palestras sobre comunicação a convite de empresas e instituições brasileiras. Pela Contexto é autor do livro Jornalismo de Rádio e coautor de Comunicar Para Liderar. Foto por Zé Paulo Cardeal.