Fechar

Desigualdade educacional no Brasil é ainda maior que a de renda

bandeira_brasil
Imagem: Manoel Carlos Bolha

Fim de ano é uma boa oportunidade para fazermos um balanço do ano que finda. É o momento de aprendermos com nossos erros e traçarmos as metas para o ano seguinte. Seria ótimo começar o ano novo com uma boa notícia em relação à educação, mas é importante que se conheça o estudo do pesquisador José Francisco Soares, coordenador do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais da Universidade Federal de Minas Gerais, publicado no jornal científico “International Journal of Educational Research” (Jornal Internacional de Pesquisa Educacional).

Usando a mesma fórmula aplicada pelos economistas para avaliar o grau de desigualdade na renda de um país, o estudo mostra que o abismo entre pobres e ricos no Brasil em termos de educação é ainda maior do que o verificado na desigualdade de renda – área em que o país ainda figura como uma das nações mais desiguais.

O índice dessa fórmula varia de zero a um, sendo um o máximo de desigualdade. Soares usou essa escala e calculou a desigualdade de aprendizado de alunos brasileiros a partir das notas dos estudantes de oitava série nas provas de matemática do Saeb (exame federal de avaliação de aprendizagem) em 2003 (exame do MEC que avalia a qualidade da educação) e chegou ao índice de 0,635.

Fonte: Folha Online

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.