Fechar

Comunicação e liderança vol 2 | laçamento

Comunicação é um grande desafio. Sempre. Tenho certeza de que você é capaz de se lembrar de situações de comunicação que geraram mal-entendidos. É aquela história: você fala algo, o outro entende diferente, leva para o lado ruim… E a confusão está feita! Isso acontece de forma corriqueira, afinal, comunicação é a ação de tornar comum uma ideia, um pensamento, uma atitude. Lidamos o tempo todo com pessoas diferentes de nós, com princípios, valores e propósitos distintos. Há também sutilezas importantíssimas, como o tom de voz, um gesto, um olhar meio de lado. Agora imagine isso nos ambientes de trabalho, onde costuma haver cobrança, necessidade de entrega e, eventualmente, competição!

Leia um trecho aqui

Já a liderança é um atributo que vai muito além do crachá da empresa. Somos líderes da nossa carreira, da nossa família, dos nossos grupos de contato, da nossa vida! Liderar é sermos proativos em nossas interações, inspirando e motivando as pessoas ao nosso redor. Tomar atitudes com consciência e intenção, e não apenas ir “aonde o vento levar”.

Chegamos, então, ao nosso Comunicação e liderança. Este livro aborda temas que geram atenção, interesse, e que estão sendo cada vez mais exigidos em nossas vidas profissional e pessoal. São muitas as questões! Como cuidar da saúde mental? Como fazer comunicações difíceis no trabalho? E a convivência de gerações diferentes? Quais as características da boa liderança atual?

Há dez anos, discutimos sobre esses temas no nosso quadro “Comunicação e liderança”, na Rádio CBN. A cada ano, os retornos que recebemos e as perguntas que nos chegam retratam o tanto que esses temas mobilizam as pessoas, impactam as nossas vidas, gerando curiosidade e interesse.

Em 2019, publicamos o primeiro volume do nosso livro, motivados pelos pedidos de muitos ouvintes e pelo nosso propósito de estender a discussão sobre esses temas também para os nossos futuros leitores. O sucesso da nossa empreitada e as mudanças que o nosso quadro veio mostrando no decorrer do tempo, por conta das transformações da sociedade e da evolução das relações pessoais e
profissionais, nos incentivaram a criar este segundo volume.

Neste livro, atualizamos os grandes temas contemplados no primeiro – como novas pesquisas, análises e olhares –, e acrescentamos novas categorias, que representam a evolução e o amadurecimento das relações humanas e sociais.

O primeiro bloco, “Comunicação e liderança”, trata dos desafios que os líderes enfrentam a respeito do trabalho híbrido, da necessidade de inspirar, dar feedback e atuar nas redes sociais, além dos riscos da liderança tóxica. Abordamos, também, a evolução do conceito de liderança e os diferentes estilos de comunicação.

No segundo bloco, “Comunicação interpessoal”, focamos as diferentes facetas desse processo, considerando o risco da agressividade, da polarização e do julgamento, o impacto da timidez e a importância da empatia. Discorremos, também, sobre as diferenças entre a comunicação feminina e a masculina.

No terceiro bloco, “Gestão e carreira”, falamos sobre como a resiliência é relevante para o desenvolvimento profissional, e sobre a importância de gerenciarmos a tendência da procrastinação. Abordamos também os desafios da mudança de carreira e dicas práticas para lidarmos com a síndrome do impostor.

O quarto bloco aborda as questões relacionadas aos novos “mundos e mídias”, trazendo conceitos contemporâneos e novidades desse mundo dinâmico e tão acelerado. Discutimos sobre como esse cenário em constante transformação influencia o nosso comportamento e a nossa maneira de lidarmos com novas situações.

O quinto bloco, “Diversidade”, traz os desafios dos relacionamentos com pessoas de gêneros e orientações diferentes, com as diversas gerações, e as grandes vantagens dessa convivência.

No sexto e último bloco, “Saúde mental”, exploramos condições de risco e benefício para o nosso estado interno. Aqui, abordamos fatores que interferem positiva e negativamente, como os hormônios da felicidade, o contato físico, o luto, a culpa, o arrependimento e o perdão.

Como é prazeroso olharmos para esses dez anos do nosso quadro e observarmos tantos temas discutidos, tantas reflexões, tantas considerações que nos mostram como o mundo mudou, como nosso comportamento teve que se adaptar, e como a comunicação, característica que nos diferencia como seres humanos, permite sobrevivermos e melhorarmos as nossas relações, e a nós mesmos, em evolução constante.

E é com muito amor e respeito que te convidamos a participar das nossas conversas e a refletir sobre o impacto desses temas nas nossas vidas. Vamos juntos!

Obs.: Regularmente, o quadro é feito com Leny Kyrillos, Carlos Alberto Sardenberg e Cássia Godoy. Há outros jornalistas, porém, que participaram de nossos diálogos e que estão no livro, a quem agradecemos muito: Leandro Gouveia, Débora Freitas e Marcella Lourenzetto.


Leny Kyrillos é fonoaudióloga, mestre e doutora em Ciências dos Distúrbios da Comunicação pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), especialista em voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia e Personal & Professional Coach.Faz consultoria e assessoria de comunicação para profissionais e empresas, é comentarista do quadro Comunicação e liderança da Rádio CBN e palestrante no Brasil e no exterior. Pela Contexto, é coautora de Comunicar para liderar (com Mílton Jung), Comunicação e liderança (com Carlos Alberto Sardenberg), Sou mulher, sou líder (com Cássia Godoy) e Comunicação e Liderança – Vol 2 (com Carlos Alberto Sardenberg e Cássia Godoy).

Carlos Alberto Sardenberg, jornalista com 50 anos de carreira, é âncora do programa CBN Brasil, além de ser colunista no jornal O Globo. É também comentarista econômico dos programas noticiosos da Rádio CBN, do Jornal das Dez e do Em Pauta, da Globonews, e do Jornal da Globo (TV Globo). É um dos principais vencedores do Prêmio Comunique-se nas categorias Âncora de Rádio e Comentarista Econômico. Pela Contexto, é coautor de Comunicação e liderança (com Leny Kyrillos) e Comunicação e Liderança – Vol 2 (com Leny Kyrillos e Cássia Godoy).

Cássia Godoy é jornalista e apresentadora da Rádio CBN. Formou-se em Jornalismo na Universidade Metodista de São Paulo. Apaixonada por rádio, por ouvir e contar histórias, já passou pelas redações da Rádio BandNews FM e da Univesp TV. Pela Contexto, é coautora de Sou mulher, sou líder (com Leny Kyrillos) e Comunicação e Liderança – Vol 2 (com Leny Kyrillos e Carlos Alberto Sardenberg). 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.