Fechar

Colóquio – “Resistência e criação: mídia, cultura e lutas no capitalismo cognitivo”

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), a Escola de Comunicação da UFRJ e a Universidade Nômade promovem, no dia 22 de outubro, às 14 horas, na sala de cursos da FCRB (Rua São Clemente, 134 – RJ)o sétimo encontro do colóquio Resistência e criação: mídia, cultura e lutas no capitalismo cognitivo. A entrada é franca.

Palestrantes
Antonio Martins (Le Monde Diplomatique – Caderno Brasil On Line), Pablo Capilé (Espaço Cubo/MT), Fabio Malini (UFES)

Sobre o colóquio
Organizado pelos pesquisadores Fábio Malini (UFES), Giuseppe Cocco (Universidade Nômade), Henrique Antoun (UFRJ), Ivana Bentes (UFRJ), Lia Calabre (FCRB) e Mauricio Siqueira (FCRB), o evento é composto de oito encontros que acontecem às quintas-feiras ao longo de 2009. A série tem como objetivo discutir as interfaces entre cultura e mídia no capitalismo cognitivo, com ênfase nos conflitos aí presentes e nas possibilidades abertas pelas lutas multitudinárias na construção do comum.

Serão abordadas as atuais contradições das práticas e conceitos internos à crise da comunicação de massa. Este colóquio é, assim, uma oportunidade de reflexão transdisciplinar sobre os movimentos que compõem essas lutas pela apropriação da linguagem e da criação de mídia, suas demandas, seus modos de vida, suas histórias e suas formas de desenvolvimento. Serão tratados temas tais como bioeconomia, trabalho imaterial, direitos autorais e novas políticas culturais.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.