Fechar

Ciências da linguagem e didática das línguas: 30 anos de cooperação franco-brasileira

De 19 a 21 de outubro de 2009 se realizará na Universidade de São Paulo o colóquio internacional “Ciências da linguagem e didática das línguas: 30 anos de cooperação franco-brasileira”.

Organizada pela Área de Francês do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, a reunião científica pretende comemorar três eventos que marcam este ano de 2009: o Ano da França no Brasil (de 21 de abril a 15 de novembro), os 30 anos dos acordos CAPES/Cofecub e, enfim, os 75 anos da Universidade de São Paulo.

Por ser uma das maiores manifestações acadêmicas do Ano da França no Brasil (AFB), o colóquio comporta uma vertente institucional e uma vertente científica. A vertente institucional focalizará, no domínio das ciências da linguagem, as modalidades e realizações de cooperações universitárias promovidas pelos acordos CAPES/Cofecub, USP/Cofecub e FAPESP/Cofecub. Por outro lado, representantes da Agência Universitária da Francofonia (AUF) centralizarão o debate sobre a rede das universidades que, ao contemplar o francês nos seus respectivos currículos, constroem transversalidades que legitimam o papel integrador da francofonia. A vertente científica reunirá especialistas franceses e brasileiros de renome internacional, que debaterão os aspectos e os avanços das ciências da linguagem e da didática das línguas. Questões relativas à identidade, construção do sentido, discursos sociais, socialização e educação serão analisadas a partir da atividade de linguagem. No âmbito das validações disciplinares e de seus desdobramentos no ensino de línguas, cabe voltar sobre a história das relações entre os estudos da linguagem e a didática das línguas e, mais especificamente, entre a lingüística e a lingüística aplicada.

O evento contará com a participação de professores/pesquisadores (Beth Brait, José Luiz Fiorin, Eni Orlandi, Marcos Bagno, Sírio Possenti, entre outros) e alunos de Gradução e Pós Graduação das principais Universidades do Brasil, além de convidados internacionais como: Daniel Faïta, Evelyne Bérard, Christian Puren, Christian Plantin, Sophie Moirand, Rémy Porquier, entre outros).

Mais informações:
http://www.fflch.usp.br/eventos/lindil/home.php

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.