Fechar

Cartografia – O real tamanho do continente africano

A cartografia é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas. Ela é essencial para o ensino da Geografia e tornou-se muito importante na educação contemporânea, tanto para as pessoas atenderem às necessidades do seu cotidiano quanto para estudarem o ambiente em que vivem.

No século III a.C., Eratóstenes e Hiparco construíram as bases da cartografia moderna, usando um globo como forma e um sistema de longitudes e latitudes. Pouco depois, Ptolomeu desenhou os mapas em papel com o mundo dentro de um círculo. Com a era dos descobrimentos, os dados coletados durante as viagens tornaram os mapas mais exatos. Após a descoberta do novo mundo, a cartografia começou a trabalhar com projeções de superfícies curvas em impressões planas.

No início do século XX iniciou-se um processo de críticas ao Eurocentrismo relativo à projeção de Mercator, apresentada em 1589. Essa situação culminou, a partir de 1960, na mudança e troca de mapas (e projeções cartográficas) que refletiam essa distorção que beneficiava a Europa em detrimento às regiões como a África e a América do Sul. O apoio a essa questão foi tão forte que a ONU modificou todos os seus mapas e os que são distribuídos pelo mundo afora.

 

MERCATOR_greenwich_phy
Projeção de Mercator: repare que a Groenlândia parece ser praticamente do mesmo tamanho da África. Na verdade, o continente africano é 14 vezes maior que ela.

De qualquer forma, às vezes não temos a real noção do tamanho do continente africano. Confira o tamanho real da África, comparado com outros países.

 

20101113_WOM943

 

O vídeo abaixo mostra alguns erros grotescos da Projeção de Mercator.

 

Aproveite e confira alguns livros sobre Cartografia:

Cartografia Escolar
Rosângela Doin de Almeida (Org.)

Novos Rumos da Cartografia Escolar
Rosângela Doin de Almeida (Org.)

Mapas da Geografia e Cartografia Temática
Marcello Martinelli

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.