Fechar

Cartas ao meu vizinho palestino

Nos últimos cinco anos, tenho tido o privilégio de codirigir, juntamente com o imame Abdullah Antepli, da Duke University, a Muslim Leadership Initiative (MLI – Iniciativa de Liderança Muçulmana), um programa educacional que ministra ensinamentos sobre o judaísmo e Israel a jovens líderes muçulmanos americanos emergentes. Até o momento, a MLI trouxe mais de uma centena de participantes ao campus de Jerusalém do Shalom Hartman Institute, centro proeminente de Israel para pesquisa e educação pluralistas judaicas, que patrocina a MLI e no qual atuo como membro associado.

Em parte, este livro é resultado desse projeto. Muitas das questões suscitadas nas páginas seguintes são consequência de intensas sessões de estudos e conversas informais em que estive envolvido com o imame Abdullah e meus outros amigos na MLI.

Este livro é uma tentativa de explicar a história judaica e a importância de Israel na identidade judaica para os palestinos que são meus vizinhos. Um dos principais obstáculos à paz é a incapacidade de ouvir a história do outro lado. E
por isso ofereço este livro em tradução árabe para download gratuito, que pode ser acessado pelo link: letterstomyneighbor.com.

Cartas ao meu vizinho palestino

Convido os palestinos – assim como outros em todo o mundo árabe e muçulmano – a me escreverem, por esse mesmo endereço do link, em resposta a qualquer questão suscitada neste livro. Tentarei responder a cada carta, por mais desafiadora que seja, escrita com espírito de engajamento. Minha intenção é iniciar uma conversa pública sobre nosso futuro compartilhado no Oriente Médio.

Em um livro anterior, At the Entrance to the Garden Eden (Na entrada do Jardim do Éden), escrevi sobre uma jornada que empreendi na sociedade palestina. Essa jornada foi uma tentativa de entender algo da fé e das experiências dos meus vizinhos. Este livro é uma espécie de sequência: uma tentativa de explicar aos meus vizinhos algo da minha fé e experiências como israelense.

É um convite à conversa, uma conversa em que ambos os lados discordam nas premissas mais básicas. Então eu escrevo a você, vizinho palestino que ainda não conheço, na esperança de que possamos empreender tal jornada de ouvir um ao outro.


Yossi Klein Halevi é escritor nascido nos Estados Unidos, e vive em Jerusalém desde 1982. É membro sênior do Shalom Hartman Institute em Jerusalém e autor de At the Entrance to the Garden of Eden: A Jews Search for God with Christians and Muslims in the Holy Land (Na entrada do Jardim do Éden: a busca de um judeu por Deus junto com cristãos e muçulmanos na Terra Santa) e de Like Dreamers: The Story of the Israeli Paratroopers Who Reunited Jerusalem and Divided a Nation (Como sonhadores: a história dos paraquedistas israelenses que unificaram Jerusalém e dividiram uma nação). Juntamente com o imame Abdullah Antepli, da Duke University, codirige a Muslim Leadership Initiative (MLI) (Iniciativa de Liderança Muçulmana) no Hartman Institute. Ele e sua esposa, Sarah, têm três filhos.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.