Fechar

Café Contexto – Fonética

Em nosso quinto encontro do ciclo temático Grandes eixos da Linguística o Café Contexto recebeu Thaïs Cristófaro Silva, professora titular da UFMG, doutora em Linguística pela Universidade de Londres e autora de livros como Fonética e Fonologia do Português e coautora de Fonética Acústica. A mediação foi realizada pela Christina Abreu Gomes, professora da UFRJ e autora e coautora de diversos livros da Contexto.

O Café Contexto é um espaço para encontros e conversas com nossos autores. As lives são divulgadas e transmitidas em nossas redes sociais. Nossos encontros vão ocorrer sempre as terças-feiras, às 16h, sendo semanas alternadas entre Linguística e História. Nos acompanhe por lá para saber das próximas edições.

Se quiser saber mais sobre o assunto, conheça o livro. 😉

Café Contexto - Fonética

Este é um manual de Fonética Acústica segmental, com ênfase nos sons do português brasileiro. A obra, escrita por um excelente time de professoras da área, oferece instrumental teórico e metodológico que atende ao conteúdo de disciplinas introdutórias do assunto. O leitor encontrará os princípios básicos da Teoria Acústica de Produção da Fala e análises dos parâmetros acústicos envolvidos na produção das vogais e consoantes da nossa língua. O volume conta também com ilustrações e exercícios. Obra voltada especialmente para a formação de profissionais de Letras, Linguística, Fonoaudiologia, Tecnologia da Fala e Inteligência Artificial.


Thaïs Cristófaro Silva é professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui doutorado em Linguística pela Universidade de Londres. Foi professora residente do Instituto de Estudos Transdisciplinares Avançados da UFMG. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e coordena o Laboratório de Fonologia da UFMG. Sua atuação profissional tem caráter multidisciplinar, sobretudo vinculando-se à Linguística Teórica e Aplicada, com ênfase em fonologia, fonoaudiologia e tecnologia de fala. Autora dos livros Pronúncia do inglês, Dicionário de Fonética e Fonologia e Fonética e Fonologia do português e coautora de Fonética Acústica, O Brasil no Contexto: 1987-2017 e Fonologia, fonologias: uma introdução, todos publicados pela Contexto.

Christina Abreu Gomes é professora titular do Departamento de Linguística e Filologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui doutorado em Linguística pela UFRJ e pós-doutorado na University of York. É bolsista de produtividade do CNPq. Orienta alunos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ. Sua atuação profissional tem focalizado temas desenvolvidos na Sociolinguística relativos à variação e mudança linguística, à aquisição e à percepção da variação socialmente indexada. Pela Contexto, é autora/coautora dos livros Mapeamento sociolinguístico do português brasileiro, Sociolinguística, sociolinguísticas: uma introdução,Fonologia, fonologias: uma introdução e Fonologia na perspectiva dos modelos de exemplares.