Fechar

Café Contexto – Argumentação

Se você perdeu a nossa Live com o linguista e autor do livro Argumentação, José Luiz Fiorin. Assista agora!

O Café Contexto é um espaço para encontros e conversas com nossos autores. As lives são divulgadas e transmitidas em nossas redes sociais. Nos acompanhe por lá para saber das próximas edições.

Quer saber mais sobre o assunto, conheça o livro. 😉

Café Contexto – Argumentação

O aparecimento da argumentação, seu uso intensivo, sua codificação fazem parte da marcha civilizatória. Ao abdicar do uso da força para empregar a persuasão, o homem se torna efetivamente humano. Todo discurso tem uma dimensão argumentativa. Alguns de forma explícita, como discursos políticos ou publicitários, enquanto outros não se apresentam como tal, como textos romanescos, didáticos ou líricos. Porém, todos são argumentativos. Apesar disso, faltavam estudos relevantes – e claros – sobre argumentação do ponto de vista discursivo. Com exemplos garimpados em textos literários e da mídia impressa, José Luiz Fiorin discute aqui as bases da argumentação e expõe as principais organizações discursivas utilizadas na persuasão, isto é, os principais tipos de argumentos. Uma obra fundamental.


José Luiz Fiorin é mestre e doutor em Linguística pela USP. Fez pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris) e na Universidade de Bucareste. Fez livre-docência em Teoria e Análise do Texto na USP e atualmente é professor-associado do Departamento de Linguística da FFLCH da mesma universidade. Foi membro do Conselho Deliberativo do CNPq (2000-2004) e representante da Área de Letras e Linguística na Capes (1995-1999). Publicou, pela Contexto, os livros Comunicação e análise do discurso, Enunciação e discurso, Bakhtin: outros conceitos-chave, Ethos discursivo, Princípios teórico-discursivos, Dicionário de Comunicação, Em busca do sentido, Elementos de análise do discurso, Argumentação, Figuras de retórica, Introdução ao Pensamento de Bakhtin, A Astúcias da Enunciação, Introdução à Linguística (volumes I e II), África no Brasil, Linguística? Que é isso? e Saussure.