Fechar

Aos professores | Jaime Pinsky

O professor aparece na história quando os seres humanos começaram a se juntar em agrupamentos maiores, as cidades. Os habitantes começaram a se dedicar a diferentes atividades profissionais e perceberam que a transmissão cultural de valores e técnicas não podia mais ser realizada pelos pais, por uma questão de tempo e de especialização. Era necessário alguém para se dedicar a isso.

A atividade do professor surge nesse momento histórico, com o desenvolvimento de um profissional destinado a fazer com que não houvesse interrupção entre o que uma geração sabia e o que a outra deveria saber.

Junto com o livro os professores passaram a se constituir na grande reserva de conhecimento das civilizações. Não por acaso, quanto melhor os mestres mais avançadas têm sido as civilizações.

Infelizmente, tem gente que ainda não se deu conta disso.

COLEGAS, FELIZ DIA DO PROFESSOR

Aos professores | Jaime Pinsky

Jaime Pinsky é historiador e editor. Completou sua pós-graduação na USP, onde também obteve os títulos de doutor e livre-docente. Foi professor na Unesp, na própria USP e na Unicamp, onde foi efetivado como professor adjunto e professor titular. Participa de congressos, profere palestras e desenvolve cursos. Atuou nos EUA, no México, em Porto Rico, em Cuba, na França, em Israel, e nas principais instituições universitárias brasileiras, do Acre ao Rio Grande do Sul. Criou e dirigiu as revistas de Ciências Sociais, Debate & Crítica e Contexto. Escreve regularmente no Correio Braziliense e, eventualmente, em outros jornais e revistas.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.