Fechar

Afinal, como Hitler chegou ao poder?

Como Adolf Hitler, um tirano que orquestrou um dos maiores genocídios da história da humanidade, subiu ao poder em um país democrático?

A história começa no final da Primeira Guerra Mundial. Com o avanço bem-sucedido dos Aliados em 1918, a Alemanha percebeu que não era possível ganhar a guerra e assinou um tratado de armistício acabando com o conflito.

nazistas entre nos
Conheça o livro “Nazistas entre nós”

Uma vez que seu governo imperial desabou, instabilidade civil e greves trabalhistas se espalharam pela nação. Temendo uma revolução comunista, partidos importantes se uniram para conter as revoltas, fundando a República de Weimar.

Uma das primeiras tarefas do novo governo era implementar um tratado de paz imposto pelos Aliados. Além de perder mais de um décimo de seu território, e de desmantelar seu exército, a Alemanha teve que se responsabilizar pela guerra e pagar indenizações, debilitando sua economia já enfraquecida.

Tudo isso foi visto como uma humilhação por muitos nacionalistas e veteranos. Eles erroneamente acreditavam que a guerra poderia ter sido ganha se o exército não tivesse sido traído por políticos e manifestantes.

Para Hitler, essas visões se tornaram uma obsessão e seu fanatismo e seus delírios paranóicos o levaram a colocar a culpa nos judeus. Suas palavras repercutiram numa sociedade com muitos anti-semitas. Naquela época, milhares de judeus tinham se integrado à sociedade alemã, mas muitos alemães os consideravam intrusos.

Depois da Primeira Guerra Mundial, o sucesso dos judeus levou a acusações infundadas de subversão e especulação com a guerra. Não podemos deixar de frisar que essas teorias da conspiração nasceram do medo, raiva e intolerância, não de fatos. Entretanto, Hitler teve sucesso com elas. Quando ele se juntou a um pequeno partido político nacionalista, o lançou à liderança do partido e arrastou cada vez mais multidões.

Combinando antissemitismo com ressentimento político, os Nazistas denunciaram o comunismo e o capitalismo como conspirações internacionais de judeus para destruir a Alemanha.

O Partido Nazista inicialmente não era popular. Depois de terem tentado, sem sucesso, derrubar o governo, o partido foi banido e Hitler preso por traição. Mas, depois de ser liberado um ano depois, ele imediatamente começou a reconstruir o movimento.

Confira o resto da história no vídeo abaixo, feito por Alex Gendler e Anthony Hazard (é possível ativar legendas em português):


(Caso o vídeo não apareça, veja diretamente no Youtube)

Em tempo

Conheça o canal TED-Ed no Youtube.