Fechar

Abertas inscrições para o Prêmio José Reis de Divulgação Científica – CNPq

premio_jose_reis

Estão abertas as inscrições para o Prêmio José Reis de Divulgação Científica de 2008. Concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) desde 1978, o Prêmio é destinado àqueles que contribuam significativamente para tornar a ciência, a tecnologia, a pesquisa e a inovação conhecidas do grande público.

Neste ano, o prêmio será atribuído à categoria Jornalismo Científico , premiando o jornalista profissional que se destaque na difusão da ciência e tecnologia nos meios de comunicação de massa.

Os trabalhos inscritos serão julgados por uma comissão designada pelo presidente do CNPq composta por quatro membros de sua livre escolha e outros quatro indicados pelas entidades: Associação Brasileira de Divulgação Científica, Associação Brasileira de Editores Científicos, Associação Brasileira de Jornalismo Científico e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

O vencedor desta 28ª edição será agraciado com um diploma e premiação em dinheiro, no valor de R$ 10 mil . Além disso, irá participar da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em julho, na cidade de Campinas (SP), onde acontecerá a entrega do Prêmio.

O Prêmio

A sua criação representou uma homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador José Reis, falecido em 2002, aos 94 anos de idade. A diversidade dos vencedores ao longo de sua história – entre os quais veículos de comunicação, instituições de pesquisa, equipes de programas de televisão, além de pesquisadores e seus trabalhos individuais – comprova a importância do Prêmio José Reis em motivar a criação dos mais diferentes mecanismos de divulgação científica no Brasil.

As inscrições

Os profissionais interessados em se inscrever terão até o dia 16 de maio deste ano. Para participar deverão enviar, pelos Correios, o Currículo Lattes atualizado, uma cópia do registro de jornalista do MTb, uma justificativa em que evidencie sua significativa contribuição à divulgação científica, cópias dos trabalhos mais importantes e a ficha de inscrição preenchida para o endereço:

CNPq – Serviço de Prêmios

SEPN 507, Bloco B, Sala 203
Brasília – DF
CEP 70740-901

[email protected]

Confira o regulamento na íntegra.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.