Fechar

A linguística hoje: historicidade e generalidade | Gabriel de Ávila Othero e Valdir do Nascimento Flores

A linguística hoje: historicidade e generalidade é o segundo volume de uma série de dois livros elaborados com o objetivo de apresentar uma visão abrangente da linguística. O primeiro volume, intitulado A linguística hoje: múltiplos domínios, lançado em 2023, focou em áreas específicas da linguística que surgiram nas últimas cinco décadas, como a biolinguística, a linguística cognitiva, a linguística computacional, a linguística forense, a neurolinguística e a sociolinguística, entre outras. Essas áreas representam diversos campos da linguística atual.

A linguística hoje: historicidade e generalidade | Gabriel de Ávila Othero e Valdir do Nascimento Flores

O volume que trazemos a público agora, em 2024, reúne em seus capítulos perspectivas amplas e transversais que têm implicação, ao longo da história do desenvolvimento da linguística, sobre várias dessas especializações. São exploradas abordagens tradicionais da linguística, como a linguística descritiva, estruturalista e formal, que, embora tenham suas raízes em períodos anteriores, ainda são relevantes para os linguistas contemporâneos.

Além disso, o livro também inclui capítulos sobre campos linguísticos que remontam à consolidação da linguística como ciência. São estudadas, por exemplo, as perspectivas da linguística comparada, da linguística funcional, da linguística geral, da linguística gerativa e da linguística histórica. Todas, como o leitor poderá constatar, continuam sendo áreas ativas de pesquisa no século XXI. Por fim, são apresentados capítulos que exploram abordagens linguísticas mais amplas, como a linguística africana, a da conversação, a evolutiva e a popular, destacando a diversidade de perspectivas teóricas e problemas investigados pelos linguistas nessas diferentes áreas de interesse.

O leitor verá que nossa preocupação foi trazer informação de natureza sólida, mas em linguagem acessível. Por isso, mantivemos as mesmas cinco seções, em cada capítulo, que já estavam presentes no primeiro volume e que respondem às seguintes perguntas: O que é a linguística X? O que ela estuda? Quais são as grandes linhas de investigação? Que estudos podem ser desenvolvidos nessa área? O que eu poderia ler para saber mais?

Enfim, temos a convicção de que esses dois volumes, em conjunto, fornecerão um panorama atualizado do campo da linguística no país.

Boa leitura!


Gabriel de Ávila Othero é professor de Linguística, nos níveis de graduação e pós-graduação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É autor do livro Teoria X-barra, coautor de Conceitos básicos de linguística: sistemas conceituais, Conceitos básicos de linguística: noções gerais e Para conhecer sintaxe, além de coorganizador de Sintaxe, sintaxes: uma introdução, Chomsky: a reinvenção da linguística e Saussure e a Escola de Genebra, A Linguística hoje: Múltiplos domínios e A Linguística hoje: Historicidade e  Generalidade.

Valdir do Nascimento Flores é professor titular de Língua Portuguesa, nos níveis de graduação e pós-graduação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisador PQ-CNPq, é coorganizador dos livros Dicionário de linguística da enunciação, Saussure, Saussure e a Escola de Genebra, A Linguística hoje: Múltiplos domínios e A Linguística hoje: Historicidade e  Generalidade. coautor de Enunciação e discurso, Semântica, semânticas: uma introdução, Introdução à linguística da enunciação, Enunciação e gramática, Conceitos básicos de linguística: sistemas conceituais, Conceitos básicos de linguística: noções gerais, e autor de A linguística geral de Ferdinand de Saussure. 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.