Fechar

7 de outubro (1949) | Criação da Alemanha Oriental

A República Democrática Alemã (RDA), mais conhecida como Alemanha Oriental, foi criada oficialmente em Berlim no dia 7 de outubro de 1949, quando a Constituição do novo Estado socialista entrou em vigor. A Alemanha Oriental fazia parte da zona de ocupação soviética, uma das zonas ocupadas pelos aliados após a Segunda Guerra Mundial, quando o território alemão foi dividido entre Estados Unidos, Reino Unido, França e União Soviética. A zona soviética deu origem à RDA, enquanto a união dos outros três territórios virou a República Federal da Alemanha, ou Alemanha Ocidental.

Em 15 de setembro de 1949, o Partido Socialista Unitário (SED), o único do país controlado pela União Soviética após a Segunda Guerra, rejeitou a eleição de Konrad Adenauer para chanceler federal da República Federal da Alemanha (RFA). O SED via Adenauer com hostilidade e enviou uma delegação a Moscou para pedir a criação de um Estado alemão socialista, separado da RFA.

Moscou autorizou a criação do Estado, mas exigiu que ele fosse controlado pela União Soviética. Eleições fraudulentas na Alemanha Oriental levaram à escolha dos membros do Congresso do Povo, o braço legislativo da República Democrática Alemã. O Congresso do Povo convocou um Conselho Alemão do Povo para ratificar uma Constituição para a RDA. O processo parecia democrático, mas o SED teria o controle de tudo.

Antiga sede do governo da RDA, o Palast der Republik, em Berlim Oriental. Foi demolido em 2009.

No dia 7 de outubro de 1949, os delegados do Conselho do Povo  se reuniram para anunciar aos alemães-orientais a criação do “primeiro Estado de trabalhadores e agricultores em solo alemão”. A parte oriental da Alemanha era essencialmente agrícola.

A fronteira entre as duas Alemanhas passou a marcar não somente a divisão do país durante a Guerra Fria, mas também a do continente europeu entre o chamado Bloco Leste e a Europa Ocidental.

Em 1989, uma revolução pacífica da população alemã oriental culminou no colapso do Muro de Berlim. Em 1990 os dois Estados alemães se reunificaram.

Fonte: Opinião&Notícia