O que levar em conta na hora de fazer um trabalho científico? Quais são os formatos utilizados em artigos, monografias, dissertações e teses? Depois de responder muitas vezes estas questões, o professor Celso Ferrarezi Junior decidiu colocar as respostas em um manual didático. Assim, este Guia do trabalho científico traz todas as informações necessárias para a elaboração de trabalhos finais de boa qualidade.
Com instruções claras sobre a melhor maneira de elaborar e apresentar um texto acadêmico, desde o projeto inicial até a redação final no formato esperado pela instituição, o livro traz exemplos retirados de trabalhos reais, elaborados nas mais diversas áreas de pesquisa e aprovados em renomadas instituições brasileiras.
A obra é uma poderosa aliada a todos que precisam elaborar um trabalho científico, desde a conclusão de curso até o doutorado.
Por que é necessária uma forma padronizada de apresentação de um projeto científico? Simples: as formas padronizadas facilitam a avaliação do conteúdo. Se todos elaboram projetos com um mesmo formato, as informações são identificadas com maior clareza, favorecendo, assim, a futura avaliação. Guia do trabalho científico é um livro de consulta simples e rápida para alunos que necessitam conhecer e executar as normas de publicações científicas. Os capítulos abordam desde a explicação sobre a organização do sistema acadêmico brasileiro, até o direcionamento de como organizar o conteúdo de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), uma dissertação ou uma tese.
No capítulo “A elaboração do projeto”, há explicações e exemplos ilustrados de como fazer capa e folha de rosto, folha de identificação, apresentação, justificativa, objetivos e todos os demais itens obrigatórios na estrutura do projeto.
O capítulo seguinte, “Metodologia para formatação de monografias, dissertações e teses”, mostra como fazer tabulações, qual fonte a ser usada nos trabalhos e a ordem correta em que os elementos devem constar nas seções apresentadas no primeiro capítulo.
Em “Normas para referências e citações”, é possível consultar a forma correta para citar referências de livros, de outras teses, dissertações e monografias, periódicos, materiais de internet, dvd, cd-rom, fotografias, entre outros. Neste capítulo, também são mostradas as formas mais usuais de referências para notas de rodapé.
Nos capítulos finais, “Normas para apresentação de artigos científicos” e “Como organizar o conteúdo do seu tcc, dissertação ou tese”, o autor define algumas terminologias apresentadas no decorrer do livro. Além disso, fornece dicas de como organizar as informações colhidas durante a pesquisa para a elaboração do projeto final.