O ano está terminando, mas ainda dá tempo para uma retrospectiva com todos os livros que a Editora Contexto publicou em 2023. Confira aqui os lançamentos anteriores parte 1, parte 2, parte 3 e parte 4
Agosto
Mais de um bilhão de crianças ficaram fora da escola durante a pandemia do coronavírus. O formato da escola e das aulas foi radicalmente modificado nesse período. Se o mundo digital já era tema importante entre os educadores, a partir da experiência da covid ele se tornou inescapável. Este livro mostra como a educação tem sido impactada pela cultura digital.
Leia aqui um pouco mais sobre essa obra organizado pela autora Carlota Boto
Setembro
Sem professores bons é impossível ter uma educação de qualidade. Mas como contar com professores bons quando o sofrimento docente é um tema premente em nosso país? Dados e relatos sobre o quão adoecidos, sobrecarregados e desvalorizados estão os professores, sobretudo da educação básica, ocupam redes sociais, páginas de revistas e jornais, artigos acadêmicos, pesquisas nacionais e internacionais. A condição de desvalorização, desautorização e deslegitimação do professor no Brasil – que está vinculada, mas não se resume, às condições materiais precárias – esvazia o seu lugar de agente no tecido social. É sob essa ótica que o sofrimento docente é considerado nesta obra.
Leia aqui um pouco mais sobre essa obra escrita pela autora Caroline Fanizzi
Depois de completar a graduação, muita gente sonha com a pós-graduação, tanto para se aprofundar em determinadas áreas, quanto para valer mais no mercado, ter mais oportunidades profissionais.Aí surgem as questões: que tipo de pós escolher? Lato sensu ou stricto sensu?
Leia aqui um pouco mais sobre essa obra escrita pelo autor Renato Falcão Dantas
A linguística é um campo amplo e complexo. Mesmo com o interesse comum pela linguagem humana, não existe uma única maneira de se fazer linguística. Os objetos de estudo e as perspectivas escolhidas para abordá-los são muito diversos. Esta obra, escrita principalmente para estudantes da área, traz um panorama inédito, atual e abrangente da linguística contemporânea. De caráter introdutório, o volume está organizado de modo a abarcar todos os grandes vieses de investigação (o social, o biológico, o formal, o cultural, o tecnológico, o aplicado etc.). Os capítulos, escritos por especialistas, apresentam de forma didática cada um dos domínios: da geolinguística à linguística forense, da linguística computacional à neurolinguística, entre outros.
Leia aqui um pouco mais sobre essa obra organizada pelos autores Gabriel de Ávila Othero e Valdir do Nascimento Flores
Outubro
“Os pensadores do Círculo – Bakhtin, Volóchinov e Medviédev – contam hoje com excelentes traduções. Alguns desavisados, entretanto, referem-se aos trabalhos de Volóchinov como se fossem de Bakhtin. A obra de Filipe Almeida Gomes, que o leitor tem em mãos, ajuda a dissipar esse desarranjo. De forma rigorosa, o autor assume uma perspectiva filosófico-linguística para mostrar a maneira como Volóchinov aborda a questão da axiologização-valoração presente na relação ser humano-sociedade-linguagem. Se o problema filosófico-linguageiro da valoração é um dos eixos fundantes da concepção dialógica de linguagem, arquitetonicamente erigido pelo Círculo, a obra de cada um dos pensadores demonstra singularidades. Centrando essa reflexão em Volóchinov, mas abrindo espaços para outros teóricos, do Círculo ou não, este livro demonstra como se dá a forte presença de uma teoria do valor nos escritos de Volóchinov. Assim, o ponto de vista do leitor será atiçado, no melhor sentido da palavra.” – Beth Brait
Leia aqui um pouco mais sobre essa obra escrita pelo autor Filipe Almeida Gomes
Há questões existenciais que seguem a humanidade desde os primórdios. Há outras que foram surgindo com o avanço das ciências. Neste livro fascinante, a física alemã Sabine Hossenfelder pincela algumas das mais intrigantes perguntas que nos acompanha. Para isso, ela conta com sua grande experiência na pesquisa, mas também em divulgação científica. A autora mostra que algumas ideias espirituais são perfeitamente compatíveis com a física moderna, sendo que outras são até amparadas por ela. A demarcação dos limites atuais da ciência não apenas destrói ilusões, como também nos ajuda a reconhecer quais crenças ainda são compatíveis com os fatos científicos. Este livro é para os que não se esqueceram de formular as grandes questões e não têm medo das respostas.
Leia aqui um pouco mais sobre essa obra escrita pela autora Sabine Hossenfelder
A educação de jovens, adultos e idosos envolve uma série de peculiaridades e desafios específicos. Como lidar, por exemplo, com o fato de que alguns desses alunos abandonaram a escola no passado? Este livro mergulha nas questões que permeiam essa modalidade educacional e aborda desde a alfabetização até o mundo do trabalho. As autoras defendem que a educação linguística para esse público deve ser um processo inclusivo, que integre conhecimentos, gêneros textuais e práticas significativas. Esta obra é um convite para educadores e educadoras repensarem as práticas pedagógicas, abrindo caminhos para tornar a educação de jovens, adultos e idosos mais atrativa, relevante e eficaz, com base em abordagens inovadoras e inclusivas.
Leia aqui um pouco mais sobre essa obra escrita pelas autoras Paula Cobucci e Veruska Machado
Jamais estive só revela como os anos de Sharansky na prisão – muitos deles dentro de solitárias hostis – prepararam-no para uma vida bastante pública depois de sua soltura. Como político israelense e chefe da Agência Judaica, Sharansky trabalhou com uma clareza moral extraordinária e uma honestidade tão intransigente que chegava a ser, por vezes, desconfortável. Seu relato é repleto de reflexões sobre seu tempo como preso político, sua posição na história que se desdobrava em Israel e no Oriente Médio e seus empenhados esforços para unir o povo judeu. Escrito com franqueza, afeto e humor, a obra nos oferece as profundas considerações de um homem que abraçou a essencial luta humana: a de encontrar sua própria voz, sua própria fé e o povo ao qual poderia pertencer
Leia aqui um pouco mais sobre essa obra escrita pelos autores Natan Sharansky e Gil Troy
No Brasil, a educação é um direito de todos e um dever do Estado. As políticas educacionais abrangem as ações tomadas para garantir esse direito de forma universal e com qualidade. Sabemos, porém, que a nossa realidade ainda não reflete tal objetivo. Assim, é de extrema importância que todos aqueles que já atuam ou queiram atuar na área de Educação conheçam os meandros da política educacional vigente e seu histórico. Dessa forma, o futuro profissional da Educação precisa conhecer como se estrutura o federalismo educacional, as competências de cada ente federado e as obrigações legais envolvidas na oferta da educação, além de conhecer a dinâmica orçamentária da educação. Os autores, ambos referências na área, trazem um olhar agudo da ação do Estado e dos governos para a elaboração e a regulamentação das políticas da educação.
Leia aqui um pouco mais sobre essa obra escrita pelos autores Carlos Roberto Cury e Zara Figueiredo Tripodi
Chegamos ao fim desse ano, até 2024!