Este livro proporciona a conscientização dos profissionais quanto ao que mudou em relação à cultura da administração pública e quanto ao modo como tais mudanças refletiram e refletem na elaboração de textos profissionais. O grande diferencial desta obra é, portanto, o fato de levar o leitor a novas práticas relativas à comunicação oficial moderna.
Há quase 30 anos, ministramos cursos na área de redação oficial em todo o país, em cada instância (federal, estadual e municipal) dos três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), colaborando para a formação e o aperfeiçoamento de servidores de diversas instituições públicas e privadas. Essas experiências nos proporcionaram conhecer realidades diversas no âmbito da comunicação profissional.
Nossa principal referência para a elaboração deste livro é o Manual de redação da Presidência da República, o maior marco no Brasil em relação à redação oficial, cuja missão de atualizar, ampliar e revisar a edição vigente recebemos com grande senso de responsabilidade e entusiasmo. Além desse documento, adotamos como parâmetro outros excelentes manuais de redação oficial, bem como diretrizes e orientações de diversas instituições para a elaboração de textos profissionais.
Esta obra é recomendada tanto para servidores envolvidos com a geração, edição e customização de documentos de comunicação oficial (como ofícios, despachos interlocutórios, correios eletrônicos e textos afins) e de documentos técnicos (como relatórios, pareceres, notas técnicas, notas informativas), quanto para leitores que necessitem dessas informações para implementar ações administrativas.
Nos últimos 40 anos, a administração pública brasileira passou por grandes transformações, sobretudo como parte da transição para a democracia. Desenvolveram-se novas expectativas de modernização, no entanto o progresso efetivo das práticas profissionais somente ocorrerá de forma significativa com mudanças na comunicação entre as próprias instituições públicas, entre as instituições públicas e as privadas e entre o público e a administração delas.
É essencial que os textos informativos tenham linguagem acessível ao leitor. Uma linguagem simples e humanizada, que se apresenta, ao mesmo tempo, como uma técnica de comunicação e como uma causa social, cidadã, ao dar mais transparência e publicidade aos atos da administração brasileira.
Desejamos que os leitores deste livro possam refletir sobre as mudanças ocorridas na redação oficial, buscar melhores práticas, aprimorar suas habilidades, aperfeiçoar técnicas, adquirir novos conhecimentos, para que estejam capacitados para atuar com mais eficiência e mais eficácia na administração pública brasileira.
Paula Cobucci Tem licenciatura plena em Letras Língua Portuguesa e Literatura, pela Universidade de Brasília (UnB). Já em 1998, nos primeiros semestres da graduação, começou a dar aulas de Redação Oficial. Tem mestrado e doutorado em Linguística pela UnB. Durante mais de 20 anos, dedicou-se à formação e atualização de servidores públicos na área de Língua Portuguesa, em cursos de redação oficial; redação empresarial; gramática aplicada a documentos; estruturação de textos administrativos; elaboração de documentos técnicos, nos setores público e privado. Atualmente, é professora efetiva da UnB. Trabalha na área de Linguagens, Literatura e Alfabetização na Faculdade de Educação da mesma universidade e é responsável pelas disciplinas Ensino e Aprendizagem da Língua Materna, Processos de Alfabetização e Letramentos, Oficina de Textos Acadêmicos, além de orientação de estágio e trabalho de conclusão de curso (TCC). Pela Contexto é autora do livro Sociolinguística, Sociolinguísticas: uma introdução.
Suely Cobucci Educadora empresarial, consultora e palestrante em Gestão de Pessoas. Fez mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento pela Universidade Internacional Funiber, em 2018, tem formação em Life & Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching (licenciada pelo Behavioral Coaching Institute e pelo International Coaching Council). Possui pós-graduação em Didática do Ensino Superior pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e em Psicopedagogia pelo Centro Universitário de Brasília (Ceub). Tem especialização em Jogos de empresa e em Dinâmica de grupo pela Sociedade Brasileira de Psicoterapia e Psicodrama (Sobrap) e licenciatura plena em Letras, Português e Inglês pelo Ceub. Foi membro da International Association of Group Psichoterapy em 1997. Atualmente, além de ministrar cursos na área de redação oficial, redação técnica, atualização em língua portuguesa, atua também na área de gestão e liderança no serviço público, didática para instrutores e outras.