Fechar

Quatro importantes lançamentos na área de lingüística

Em janeiro a Editora Contexto está com quatro importantes novidades da área de lingüística: Linguagem e discurso, África no Brasil, Manual de lingüística e Racismo e discurso na América Latina.

Para obter mais informações, basta clicar nas capas dos livros.

 

LINGUAGEM-E-DISCURSO_EMAIL

Este livro inédito de Patrick Charaudeau – uma das maiores autoridades em Análise do Discurso do mundo – foi concebido especialmente para o leitor brasileiro. A obra traz concepções audaciosas e inovadoras, como a noção de ato de linguagem e os papéis dados aos diferentes sujeitos que dele participam. Charaudeau faz compreender como o ser humano tem acesso a informações, partilha visões de mundo, produz conhecimento e interage com seus parceiros em diversas situações discursivas. Com exemplos transpostos para a realidade brasileira, Linguagem e discurso é um instrumento precioso que permite analisar, com propriedade, as especificidades dos discursos que circulam na sociedade. Escrito por Patrick Charadeau.

 

 

AFRICA-NO-BRASIL_EMAILEstudar o encontro do português com línguas, povos e culturas africanas e indígenas é fundamental para a compreensão do chamado português brasileiro. África no Brasil tem por objetivo identificar os traços lingüísticos atribuídos ao contato do português com as línguas africanas que aqui aportaram no período da colonização. As palavras de origem africana que se perpetuaram no território brasileiro constituem uma maneira de conceituar e categorizar a realidade. É isso que este livro – escrito por renomados especialistas na área – demonstra através da abordagem de questões que ajudam a entender melhor a formação do português brasileiro, como a apropriação do léxico de origem africana, a contribuição semântica no vocabulário, o exame da sintaxe e outros processos lingüísticos. Mais que um livro de lingüística, esta obra revela um sentimento de profundo respeito pelos povos africanos e pelas suas línguas, cristalizações de sua maneira de ver o mundo. Organizado por José Luiz Fiorin e Margarida Petter.

 

CAPA MANUAL DE LINGUISTICA_EMAIL

Este Manual de lingüística – pensado e elaborado cuidadosamente para alunos de letras, lingüística e áreas afins – fornece meios eficazes para a difícil tarefa de introduzir informações sobre uma ciência inteiramente desconhecida para a maioria dos estudantes brasileiros que ingressam em uma universidade. Estruturada em um único volume, a obra apresenta princípios e conceitos básicos de várias correntes da lingüística moderna, concilia informações de caráter tradicional, dialoga com outros manuais e aponta tendências. Além disso, estimula o leitor a navegar nos rumos do funcionamento da linguagem através de uma abordagem instigante. Organizado por Mário Eduardo Marmelotta.

 

 

CAPA RACISMO E DISCURSO_EMAILO discurso racista embutido e disfarçado na prática social brasileira e de outros países do nosso continente é o tema central desta obra. Camuflado por eufemismos sutis, o termo “racismo” é considerado inapropriado por aqueles que procuram escondê-lo sob o fenômeno da desigualdade social. O que pode ser observado atualmente é que o racismo existe e muito de seus preconceitos e ideologias subjacentes são adquiridos, confirmados e exercidos pelo discurso. Num momento em que se discute a incorporação de parcelas importantes da população por meio da escola, torna-se essencial decodificar as barreiras que dificultam essa inclusão. Este livro é, sem dúvida, extremamente oportuno e importante nesse sentido. Organizado por Teun A. Van Dijk

2 thoughts on “Quatro importantes lançamentos na área de lingüística

  1. Estou fazendo mestrado em ciência da educação e minha dissertação é sobre a língua que falamos e a língua que estudamos.Gostaria de receber informações sobre o assunto.
    Obrigada,
    Maria Adelaide

  2. Estou fazendo mestrado em ciência da educação e minha dissertação é sobre a língua que falamos e a língua que estudamos.Gostaria de receber informações sobre o assunto.
    Obrigada,
    Maria Adelaide

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.