Fechar

Promoção Universidade do Futebol – O futebol explica o Brasil

Concorra a um exemplar do livro escrito pelo historiador Marcos Guterman

futebol

Em parceria com a Editora Contexto, a Universidade do Futebol está promovendo um concurso cultural online, no qual serão sorteados três exemplares do lançamento “O futebol explica o Brasil – uma história da maior expressão popular do Brasil”, livro escrito pelo historiador e jornalista Marcos Guterman.

Para concorrer à obra, basta responder à seguinte pergunta: de que forma o futebol faz parte da história do Brasil?

Envie um e-mail para [email protected] com a resposta, seu nome e endereço completos, além de um telefone para contato.

O título da mensagem deverá conter a seguinte indicação: Promoção Universidade do Futebol – O futebol explica o Brasil*

Os três participantes que apresentarem os textos mais interessantes serão premiados com um exemplar do livro. Cada participante deverá enviar uma única resposta. Serão consideradas as mensagens eletrônicas enviadas até o dia 30/11/2009.

Boa sorte a todos!

*Para participar da promoção, é estritamente necessário seguir todas as orientações acima. A equipe de análise da promoção irá desconsiderar e-mails fora do padrão.

Sobre o livro

Maior fenômeno social do Brasil, o futebol representa a identidade nacional e também consegue dar significado aos desejos de potência da maioria absoluta dos brasileiros. Essa relação, de tão forte, é vista como parte da própria natureza do país.

O que o livro mostra é que o futebol não é um mundo à parte, não é uma espécie de “Brasil paralelo”. É pura construção histórica, gerado como parte indisso-ciável dos desdobramentos da vida política e econômica do Brasil.

Marcos Guterman elabora um traçado década por década – do início do século XX, época em que o esporte ainda engatinhava em território brasileiro, à contemporaneidade dos anos 2000, quando o Brasil se consagra pentacampeão – mostrando a relação entre futebol e sociedade na construção da história do nosso país.

Sobre o autor

Marcos Guterman é jornalista profissional desde 1989. Desde 2006, está no jornal O Estado de S. Paulo, após 14 anos de trabalho na Folha de S. Paulo. É historiador formado pela PUC-SP e faz doutorado em História pela USP. Sua dissertação de mestrado abordou a relação do futebol com a política no governo Médici.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.