Concorra a um exemplar do livro escrito pelo historiador Marcos Guterman
Em parceria com a Editora Contexto, a Universidade do Futebol está promovendo um concurso cultural online, no qual serão sorteados três exemplares do lançamento “O futebol explica o Brasil – uma história da maior expressão popular do Brasil”, livro escrito pelo historiador e jornalista Marcos Guterman.
Para concorrer à obra, basta responder à seguinte pergunta: de que forma o futebol faz parte da história do Brasil?
Envie um e-mail para [email protected] com a resposta, seu nome e endereço completos, além de um telefone para contato.
O título da mensagem deverá conter a seguinte indicação: Promoção Universidade do Futebol – O futebol explica o Brasil*
Os três participantes que apresentarem os textos mais interessantes serão premiados com um exemplar do livro. Cada participante deverá enviar uma única resposta. Serão consideradas as mensagens eletrônicas enviadas até o dia 30/11/2009.
Boa sorte a todos!
*Para participar da promoção, é estritamente necessário seguir todas as orientações acima. A equipe de análise da promoção irá desconsiderar e-mails fora do padrão.
Sobre o livro
Maior fenômeno social do Brasil, o futebol representa a identidade nacional e também consegue dar significado aos desejos de potência da maioria absoluta dos brasileiros. Essa relação, de tão forte, é vista como parte da própria natureza do país.
O que o livro mostra é que o futebol não é um mundo à parte, não é uma espécie de “Brasil paralelo”. É pura construção histórica, gerado como parte indisso-ciável dos desdobramentos da vida política e econômica do Brasil.
Marcos Guterman elabora um traçado década por década – do início do século XX, época em que o esporte ainda engatinhava em território brasileiro, à contemporaneidade dos anos 2000, quando o Brasil se consagra pentacampeão – mostrando a relação entre futebol e sociedade na construção da história do nosso país.
Sobre o autor
Marcos Guterman é jornalista profissional desde 1989. Desde 2006, está no jornal O Estado de S. Paulo, após 14 anos de trabalho na Folha de S. Paulo. É historiador formado pela PUC-SP e faz doutorado em História pela USP. Sua dissertação de mestrado abordou a relação do futebol com a política no governo Médici.