Fechar

Preconceito linguístico

Entende-se como preconceito linguístico o julgamento depreciativo contra determinadas variedades linguísticas. Segundo a linguista Marta Scherre, o “julgamento depreciativo, desrespeitoso, jocoso e, consequentemente, humilhante da fala do outro ou da própria fala” geralmente atinge as variedades associadas a grupos de menor prestígio social.

CAPA LINGUA DE EULALIA_WEBNossa tradição educacional sempre negou a existência de uma pluralidade de normas linguísticas dentro do universo da língua portuguesa; a própria escola não reconhece que a norma padrão culta é apenas uma das muitas variedades possíveis no uso do português e rejeita de forma intolerante qualquer manifestação linguística diferente, tratando muitas vezes os alunos como “deficientes linguísticos”. Marcos Bagno argumenta que falar diferente não é falar errado e o que pode parecer erro no português não-padrão tem uma explicação lógica, científica (linguística, histórica, sociológica, psicológica).

Da mesma forma que a humanidade evolui-se se modifica com o passar do tempo, a língua acompanha essa evolução e varia de acordo com os diversos contatos entre os seres pertencentes à comunidade universal. Assim, é considerada um objeto histórico, sujeita a transformações, que se modifica no tempo e se diversifica no espaço.

 

Existem quatro modalidades que explicam as variantes linguísticas:

1 – Variação histórica (palavras e expressões que caíram em desuso com o passar do tempo);

2 – Variação geográfica (diferenças de vocabulário, pronúncia de sons e construções sintáticas em regiões falantes do mesmo idioma);

3 – Variação social (o desempenho linguístico do falante provém do meio em que vive, sua classe social, faixa etária, sexo e grau de escolaridade);

4 – Variação estilística (cada indivíduo possui uma forma e estilo de falar próprio, adequando-o de acordo com a situação em que se encontra)

 

Confira alguns livros sobre preconceito linguístico:

A Língua de Eulália
Nova Gramática do Português Brasileiro
O Português da Gente
Pequena Gramática do Português Brasileiro
A Língua Falada no Ensino de Português

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.