Fechar

Para entender o presente e o futuro da Itália

CAPA ITALIA_WEB A Itália, que atravessa grave crise econômica, retornou às manchetes dos jornais. Em meio à difícil negociação de um plano de austeridade, que permita dar algum fôlego novo ao país, o poderoso e polêmico primeiro-ministro, Silvio Berlusconi, anunciou que se afastará do cargo. A notícia reascendeu algumas questões: o que levou a oitava maior economia do mundo à sua atual preocupante situação? A saída de Berlusconi abre novos horizontes para o país? O que o futuro reserva à Itália?

 

“Com efeito, os italianos observam seu nível de vida e sua participação na economia mundial estagnarem ou mesmo decaírem, enquanto o desemprego aumenta no país. Suas empresas já não conseguem competir, salvo exceções, no mercado mundial. O povo envelhece, os jovens continuam sem futuro, e muitos italianos voltaram a emigrar como faziam seus avós”

– João Fábio Bertonha*, autor de Itália: presente e futuro, lançamento da Editora Contexto.

 

Concentrado na última década do século XX e na primeira do XXI, o livro Itália: presente e futuro, entre passagens de pessimismo e otimismo, apresenta a perda de prestígio e influência internacional do país, em muito pela condução nem sempre hábil do polêmico Berlusconi, destacando os desafios que esperam seus cidadãos nos próximos anos. “Na Itália, o sistema político parece imutável, e o Estado conta politicamente cada vez menos na Europa e no mundo. Enfim, o país não está num bom momento e isso realmente deixa os italianos desanimados”, diz o autor.

Bertonha viveu algumas temporadas na Itália, onde fez pós-doutorado, acompanhando o dia a dia do país e seus cidadãos. Neto de italianos, o autor desvela em seu livro os tópicos cruciais que mostram as dificuldades que o país enfrenta atualmente. Em capítulos como “Uma economia estagnada”, “Um sistema político que não se transforma” e “Um povo em crise”, Bertonha analisa o que levou o país à sua atual situação e indica rumos futuros menos pessimistas. “Qual será a Itália pós-Berlusconi?”, questiona o autor, lembrando que “a cultura e o sistema que o criou estão, em essência, intactos” e é possível que não se alterem substancialmente. “Para os apaixonados e herdeiros da Itália, só podemos desejar ao país o melhor cenário. Utopia? Mesmo que seja, é só a partir da utopia que se pode pensar em alternativas e exercitar o otimismo.”

 

[Leia a Introdução e a Apresentação do livro Itália: presente e futuro]

 

* João Fábio Bertonha é doutor em História pela Unicamp e professor da Universidade Estadual de Maringá, tendo recentemente concluído um pós-doutorado na Itália. É autor de mais de uma dezena de livros, entre eles Os italianos e Itália: presente e futuro, publicados pela Editora Contexto.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.