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Para Conhecer Fonética e Fonologia do Português Brasileiro

Tratar de Fonética e Fonologia fazendo referência aos sons e ao sistema fonológico da língua materna dos estudantes facilita o aprendizado e permite o aprofundamento sobre o assunto. É isso que as autoras mostram nesta obra.

Embora não seja uma tarefa fácil explicar o que ocorre quando falamos e por que falamos de um jeito e não de outro, este livro
trata do estudo desses fenômenos de modo claro e didático: ao longo dos capítulos, as autoras apresentam definições que serão prérequisito para os subsequentes, introduzindo os conceitos de modo gradual.

O primeiro capítulo traz uma discussão acerca da definição de Fonética e de Fonologia, mostrando a relação entre ambas. O seguinte trata das vogais, tanto orais quanto nasais, e dos encontros vocálicos (ditongos crescentes, decrescentes, tritongos e hiatos). O capítulo sobre Fonologia apresenta o sistema fonológico do português brasileiro, com seus fonemas, alofones, seu padrão silábico e acentual. Por fim, o último capítulo, “A Fonética, a Fonologia e o ensino”, discute como usar os conteúdos deste livro em sala de aula.

Para Conhecer Fonética e Fonologia do Português Brasileiro
Clique na capa do livro para saber mais

 

APRESENTAÇÃO

Este livro fala sobre Fonética e Fonologia do português brasileiro. Nosso objetivo é que o estudante, com base em sua própria língua, possa compreender os fenômenos relativos às propriedades articulatórias dos sons do português brasileiro (PB) e seu sistema fonológico.

A experiência em aulas de Fonética e Fonologia nos mostra que tratar desse conteúdo, fazendo referência a fenômenos e processos ocorridos na língua materna dos estudantes, facilita o aprendizado e permite aprofundar o conhecimento dos alunos em relação à sua língua e aos tópicos tratados. No entanto, tentar explicar o que ocorre quando falamos e por que falamos de uma maneira e não de outra não é tarefa fácil. Este livro traz um material sobre Fonética e Fonologia acessível a alunos de graduação e aos interessados na área. É, assim, uma introdução orientada ao mundo da Fonética e da Fonologia. O resultado é um texto no qual os termos técnicos, as teorias e seus postulados não são evitados, mas sim apresentados através de exemplos, que gradualmente familiarizam o leitor ao campo de estudo.

Sabemos que a Fonética já é por si só um campo árduo, uma vez que trata de elementos pouco palpáveis e lança mão de noções abstratas – afinal, a fala, a princípio, não parece ter forma. É comum que os livros sobre Fonética e Fonologia estimulem seus leitores a análises fonológicas de línguas indígenas ou mesmo hipotéticas, e aí, a nosso ver, temos um duplo problema. Além de ter de lidar com um elemento que parece não ter forma (o som), o iniciante no assunto que nunca pensou a respeito da produção, funcionamento e sistematização da sua própria língua, deve levantar hipóteses sobre línguas desconhecidas. As intuições fonético-fonológicas dos falantes são muito fortes sobre esse tipo de análise; não nos despimos da nossa fonologia na hora de analisar outra língua. Por essa razão, tentamos focalizar, especialmente, os fenômenos aqui tratados no português brasileiro.

O capítulo “Introduzindo a Fonética e a Fonologia” faz uma discussão acerca do que é Fonética e do que é Fonologia, mostrando o quanto uma tem relação com a outra e que os olhares mais recentes sobre a relação entre essas duas disciplinas da Linguística não mais as veem de forma independente, em áreas distintas, como acontecia no início do século XX, em que a Fonética era tratada pelas Ciências Naturais e a Fonologia pelas Ciências Linguísticas. Ainda nesse capítulo, colocamos à disposição, já no início do livro, os símbolos de dois dos alfabetos fonéticos mais usados e que representarão os sons estudados e as relações letra-som. Apresentamos também os campos de estudo da Fonética e da Fonologia com suas interfaces.

O capítulo “Fonética” tem início com uma introdução ao processo de produção da fala, apresentando o aparelho fonador e o que distinguem vogais e consoantes no âmbito da Fonética Articulatória. Em seguida, trata das vogais, tanto orais quanto nasais, e dos encontros vocálicos (ditongos crescentes, decrescentes, tritongos e hiatos), voltados à sua constituição na fala, focalizando aspectos articulatórios. Na sequência, apresenta as consoantes e sua classificação, conforme modo, ponto de articulação e vozeamento. Nesse capítulo, assinalamos com o símbolo²cada um dos dados em que se tenha possibilidade de reprodução por meio digital; essa estratégia percorrerá todo o livro. Terminamos o capítulo com uma seção sobre transcrição fonética, ilustrada por diversos exemplos e por informações sonoras das transcrições exibidas no texto. A reprodução desses dados pode ser acessada on-line pelos endereços eletrônicos <http://fonapli.paginas.ufsc.br/> e <https://editoracontexto.com.br/material-extra>.

O capítulo “Fonologia” apresenta o sistema fonológico do português brasileiro, com seus fonemas, alofones, seu padrão silábico e acentual. Ensinamos a metodologia para identificar os fonemas de uma língua e mostramos como fazer uma análise desses fonemas, do ponto de vista tanto do estruturalismo quanto do gerativismo. O capítulo se encerra com uma definição dos fonemas do português brasileiro a partir de seus traços distintivos. As alterações que ocorrem em um som na cadeia da fala, em função das vizinhanças fonéticas, por exemplo – conhecidas como processos fonológicos – são vistas através de exemplos, formulados por regras fonológicas que explicitam os segmentos alterados, as modificações sofridas e as condições em que tais modificações se dão.

O capítulo “A Fonética, a Fonologia e o ensino” traz uma discussão sobre o uso, fora da academia, dos conteúdos tratados por este livro, como na escola, na alfabetização de adultos ou de crianças, além de tratar da questão do preconceito linguístico. Essas reflexões são importantes para aproximar a Fonética e a Fonologia do ambiente de ensino. Para futuros professores, muitas vezes é difícil saber como aproveitar os conhecimentos a respeito dessas duas disciplinas da Linguística em sala de aula. Além disso, muitos não têm noção da importância delas para o processo de alfabetização, na luta contra o preconceito linguístico e até na educação de jovens e adultos. É por isso que dedicamos a última parte deste livro a essa conversa entre Fonética, Fonologia e áreas intimamente ligadas ao ensino, como a Aquisição da Linguagem e a Psicolinguística. Nosso objetivo é mostrar aos estudantes como o entrelaçamento desses conhecimentos pode ser revelador ou incitador de hipóteses sobre a nossa língua. Esse caminho pode tornar o aprendizado menos árduo, mais interessante e o ensino, menos mecânico.

Sugerimos que você leia este livro na ordem em que os capítulos estão dispostos, pois, ao longo deles, iremos apresentar definições que serão prérequisito para leituras subsequentes. Serão exibidas também transcrições fonéticas e/ou fonológicas, buscando a proficiência dos estudantes na transcrição de dados de fala, assim como exercícios que levam à reflexão sobre os conteúdos discutidos no livro. É claro que, quando você estiver mais proficiente, poderá pesquisar assuntos específicos, de seu próprio interesse, mas sempre lembrando que tentamos, a todo momento, conduzi-lo, respeitando o grau de complexidade que as discussões exigem.

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