Fechar

Para Conhecer Aquisição da Linguagem – Educação

Escritos por especialistas e voltados principalmente para estudantes, os volumes que compõem a coleção “Para Conhecer” são introduções atualizadas e bem cuidadas, redigidas em linguagem clara e acessível, acompanhadas de exercícios práticos.

Para Conhecer Aquisição da Linguagem

Por volta dos 5 anos, a criança já tem um domínio bastante amplo da complexidade de pelo menos uma língua. É exatamente por conta dessa complexidade que podemos nos perguntar como as crianças adquirem uma língua, aparentemente sem esforço algum e sem serem explicitamente ensinadas. Este livro responde a essa questão de modo claro e didático, discutindo os fatores (inclusive genéticos) que determinam essa aquisição.

CAPA PARA CONHECER AQUISICAO_WEBPara facilitar a leitura e compreensão, cada um dos capítulos apresenta resumos, além de indicações de leitura e exercícios.

Este livro está estruturado de modo que tanto o leitor iniciante como o leitor mais experiente (que poderá saltar seções ou capítulos) possam se aprofundar no assunto.

No capítulo “A capacidade linguística de adultos e crianças”, as autoras examinam algumas propriedades distintivas das línguas humanas em comparação com os sistemas de comunicação dos animais, certas características físicas do cérebro humano e, finalmente, várias teorias que se dispõem a explicar a aquisição da linguagem.

Na sequência, no capítulo “Em defesa de uma abordagem racionalista”, as autoras trazem argumentos em prol dessa abordagem e apresentam o modelo linguístico conhecido como “Princípios e Parâmetros”.

O capítulo “Metodologias utilizadas em estudos em Aquisição de Linguagem” traz uma discussão metodológico-teórica, isto é, uma análise sobre como obter dados de crianças pequenas dentro do quadro teórico adotado.

Finalmente, o capítulo “Estudo de caso: a Teoria da Ligação no PB adulto e infantil” discute um fenômeno de aquisição do português brasileiro: as formas nominais – sintagmas nominais plenos, pronomes e anáforas – nas línguas adultas e o conhecimento que crianças pequenas exibem com respeito ao uso dessas formas.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.