Fechar

Livros sobre a Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial é um assunto fascinante. Não é a toa que a Editora Contexto já publicou inúmeros livros sobre o assunto. Veja abaixo a relação das obras e boa leitura!

 

 A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Philippe Masson

A geopolítica global nunca mais foi a mesma depois da Segunda Grande Guerra. Em maior medida que o primeiro conflito, a guerra de 1939-1945 merece ser chamada de mundial. Isso porque mobilizou a totalidade das forças morais e físicas dos beligerantes, provocando o desenvolvimento de sistemas de propaganda e de economia de guerra num nível jamais alcançado antes. Além disso, as operações aconteceram em cenários variados – Europa, norte da África, Oriente Próximo, Extremo Oriente e Pacífico – e exigiram novos sistemas de armas, modificando definitivamente os dados táticos e estratégicos. Esse conflito “fora das normas” também foi absoluto, não somente pela extensão dos massacres, pelo emprego de meios de destruição em massa ou pelo desencadeamento das paixões, mas também por seu desfecho: a capitulação total dos vencidos.
Além de uma completa cronologia das batalhas e acordos deste sombrio episódio do século XX, Philippe Masson faz uma análise aprofundada do conflito, destacando suas características estratégicas, geopolíticas, logísticas, econômicas e humanas. Esta obra, que favorece as leituras múltiplas, é indicada para todos aqueles – amantes da história, militares, diplomatas, estudantes e professores – que se interessam pela guerra mais importante que a humanidade já vivenciou.

 

O CERCO DE LENINGRADO

O CERCO DE LENINGRADO
Pierre Vallaud

Por 900 dias os habitantes da cidade de Leningrado – atual São Petersburgo – viveram cercados por tropas nazistas. Um milhão de russos morreram na ocasião, dos quais 800 mil em consequência da fome. Contudo, esse terrível episódio da Segunda Guerra Mundial é frequentemente deixado em segundo plano em nome de outros embates. Com este livro, além do ponto de vista humano, a batalha de Leningrado é estudada em termos estratégicos, políticos e até simbólicos.
Em pleno século XX desenrolou-se um cerco digno da era medieval. A fome, a sede, o fogo também foram inimigos temíveis. Pesquisando nos diários íntimos, nas cartas, nos arquivos, o historiador Pierre Vallaud revive toda a dimensão trágica dessa sangrenta aventura humana. Ele destaca o heroísmo dos cidadãos, a ignomínia de alguns, o esgotamento dos soldados nos dois lados.
Leningrado não será a mesma para os leitores deste livro.

 

ROMMEL: a raposa do deserto
Cyro Rezende Filho 

Ele participou de duas guerras nas quais o seu país foi derrotado e serviu ao maior criminoso que a História conheceu. Mesmo assim, o militar Erwin Rommel é lembrado como um dos grandes guerreiros do século XX e o maior general alemão da Segunda Guerra Mundial. Um dos poucos homens que receberam generosos elogios tanto de seus adversários como de seus comandados, Rommel teve seu nome transformado em mito por suas rápidas e certeiras decisões.
Mestre da arte da improvisação, com uma inteligência acima da rigidez tipicamente associada aos militares, Rommel mostrou-se brilhante no domínio da tática. Reconhecido por sua retidão de caráter e cavalheirismo, foi também admirado por suas virtudes marciais como coragem pessoal, capacidade de liderança e habilidade no desempenho de sua função. Na ocasião de sua morte, escolheu a opção que preservaria a integridade de sua família e o consagraria como a eterna raposa do deserto.
Rico em detalhes dos embates e recheado de mapas ilustrativos, este livro é indispensável aos amantes das guerras e suas controvérsias, aos amantes dos guerreiros e suas conquistas, aos amantes das grandes personalidades e suas histórias de vida.

 

PATTON: o herói polêmico da Segunda Guerra
João Fábio Bertonha 

Patton foi um dos personagens mais famosos e controversos da Segunda Guerra Mundial. General competente e carismático, ficou conhecido pelas suas falas pouco convencionais, como aquela da famosa cena de abertura do filme que leva seu nome.
Originário de uma família rica e poderosa (sendo considerado o mais rico oficial do Exército dos eua na sua época), Patton era capaz de falar com a linguagem simples dos soldados. Seu poder de persuasão podia levar a tropa aos maiores sacrifícios, o que fazia dele um comandante amado e odiado ao mesmo tempo. Exigia disciplina e obediência dos seus comandados, mas entrava constantemente em conflito com seus superiores.
Seu desempenho durante a Segunda Guerra Mundial foi muito importante para a derrota do nazismo, mas Patton combatia um exército que defendia o racismo sem abrir mão de seus próprios preconceitos contra negros e judeus.
Em Patton: o herói polêmico da Segunda Guerra, a vida desse homem contraditório, verdadeiro profissional da guerra, é destrinchada, seu talento bélico realçado, sua incapacidade de conviver pacificamente exposta. O livro contém ainda bibliografia comentada, mapas ilustrativos de momentos decisivos da Segunda Guerra e fotos marcantes daquele que foi ao mesmo tempo herói e anti-herói.

 

Confira outros livros sobre Guerra e Militaria:

História da Paz
História das Guerras
Almirante Nelson: o homem que derrotou Napoleão
Hernán Cortez: civilizador ou genocida?
Lawrence da Arábia
Guerra Irregular: terrorismo, guerrilha e movimentos de resistência ao longo da história

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.